A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->

Planos de saúde antigos terão aumento de 6,6% até 9,9%

30 JUL 2007 - 15h14min
badauê on line

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabeleceu o porcentual de reajuste para os planos de saúde antigos das operadoras que assinaram termos de compromisso (TC) com a instituição. O aumento será de até 9,94% para as seguradoras especializadas em saúde Bradesco, Sul América e Itauseg e de até 6,64% para as empresas de medicina de grupo Amil e Golden Cross.


O reajuste, anunciado nesta sexta-feira, entra em vigor na data de aniversário dos contratos e vai atingir 755 mil segurados - correspondente a 1,6% do total de beneficiários de planos de saúde no País, que é de 45,9 milhões. De acordo com a ANS esse é o menor porcentual de reajuste para esses planos desde 2005.


Entretanto, para os contratos que fizeram aniversário nos meses de junho e julho deste ano, o reajuste será feito de forma retroativa. A ANS alerta que os valores referentes a essa cobrança deverão ser expostos de forma clara e precisa nos boletos de pagamento. Além disso é obrigatório que a cobrança referente a esses dois meses esteja diluída pelo mesmo número de meses em atraso.


Ou seja, o cliente que receber o boleto sem reajuste no mês de agosto, deve receber o boleto do mês de setembro já com o novo valor mais o aumento referente ao mês de junho. Em outubro virá o boleto reajustado e mais o valor referente ao aumento do mês de julho. Em novembro recebe apenas o valor mensal com o reajuste, sem cobrança retroativa.


O que são planos antigos


Os planos de saúde antigos são os contratados até 1º de janeiro de 1999 e não adaptado às regras da Lei nº 9.656/98. Os planos antigos tiveram sua comercialização suspensa, o que impediu a entrada de novos beneficiários, ou seja, uma carteira de planos antigos é uma carteira que não se renova.


As operadoras desses planos assinaram um Termo de Compromisso (TC) com a ANS para estabelecer regras de aumento aos seus contratos. Antes do TC as regras para o reajuste desses contratos não eram claras ou eram omissas quanto à forma de apuração do índice de aumento. A partir daí, o reajuste destes contratos passou a seguir a Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) apresentada anualmente pelas operadoras que assinaram Termo de Compromisso.


Quem tiver dúvidas sobre a cobrança pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da ANS pelo telefone 0800 701 9656 ou pelo site www.ans.gov.br, no link Fale Conosco. Correspondências podem ser enviadas para a Diretoria de Fiscalização/Central de Relacionamento, Rua Augusto Severo, 84, Glória, Rio de Janeiro, RJ. Quem preferir pode procurar o atendimento pessoal em um dos dez Núcleos Regionais de Atendimento e Fiscalização (NURAF) existentes no País.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Por ciúmes, homem dá soco no rosto da esposa durante a festa Pantanetta

2
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

3
Anastácio

Acidente deixa motociclista em estado grave, com possibilidade de amputação do pé

4
Aquidauana

Jovem é espancado por 10 rapazes em baile na Aldeia Água Branca

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,75m
Paraguai
2,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Em Harmonia Com a Vida

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

O CASARÃO

Manoel Antonio de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2219
Pesqueiros

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180/9986-
Pesqueiros

Pesqueiro do Dinho

Distrito de Piraputanga, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 99121345
Ver Mais
508110733