A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Prêmio Piraputanga homenageia os primeiros empresários que alavancaram turismo em Bonito

25 NOV 2019 - 13h13min
Portal da Educativa

Na segunda metade da década de 1990, quando a região sob a influência do Rio Formoso tinha cerca de 15 propriedades rurais e quase nenhum atrativo turístico em razão da precária infraestrutura energética na área rural de Bonito, Waldemar Martins, pai do jornalista Bosco Martins, liderou grupo de empresários locais, entre eles o ex-prefeito Nercy Soares dos Santos, e fez, em cartório, a doação da primeira rede de distribuição de energia.

O gesto, que teve a adesão dos precursores do desenvolvimento do município, permitiu a expansão do turismo. O número de propriedades ao longo da chamada rodovia do turismo quase que quintuplicou, transformando Bonito em um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil.

A iniciativa terá agora o reconhecimento materializado através do Prêmio Piraputanga, que vai homenagear os precursores, entre outras personalidades e autoridades, como o governador Reinaldo Azambuja e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O Troféu Piraputanga de Turismo será entregue nesta segunda-feira (25) pela Mídia Brasil Associados. Entre os precursores, que 20 anos atrás vislumbraram o potencial turístico e investiram na construção de empreendimentos nas áreas urbana e rural, dando norte ao desenvolvimento econômico e social de Bonito, está Guilherme Póli, do Resort Zagaia Hotel. As famílias de Póli e Waldemar Martins e o filho Bosco Martins iniciaram seus empreendimentos na mesma época. A família Martins construiu o Rio Formoso Hotel Fazenda, desencadeando naquela década a exploração dos balneários na região.

Em cooperação com os produtores rurais, puxaram o linhão que viabilizou a instalação dos dois principais hotéis fazenda de Bonito, o Hotel Fazenda Cachoeira, de Afrânio Jacques e família, e o Rio Formoso Hotel Fazenda.

Esses empreendimentos foram os principais vetores de desenvolvimento turístico do Rio Formoso e colaboraram para o “boom” de visitações naquela região, onde atualmente passam mais de 100 mil turistas por ano. Junto com o Balneário do Sol do ex-prefeito Nercy Soares, e a Ilha do Padre, do Padre Rossevelt, os dois empreendimentos inovaram no turismo rural, inaugurando na região do rio Formoso o caminho da Ponte do Hormínio, antiga estrada da Ilha do Padre, que hoje é conhecida como Rodovia do Turismo.

Autoridades também são homenageadas

Além dos precursores do turismo, autoridades e personalidades que contribuíram ao desenvolvimento de turismo e expansão da atividade turística na região também serão homenageados.

Estão sendo agraciados com o Prêmio Piraputanga:

Reinaldo Azambuja – Governador de MS; Marcelo Álvaro Antônio – Ministro do Turismo; Jaime Verruck – Secretário da SEMAGRO; Paulo Corrêa – Presidente da Assembleia Legislativa de MS; Carlos Marun – Conselheiro da ITAIPU; Walter Carneiro Jr. – Diretor Presidente da SANESUL; Kazuto Horii – Prefeito de Bodoquena; Odilson Arruda Soares – Prefeito de Bonito; Derlei Delevatti – Prefeito de Porto Murtiinho; Tania Van der Sand – Hotel Marruá; Glaucir Vanzella – Vanzella Turismo; Carlos Eduardo Rodrigues – Nascente Azul; Restaurante Juanita; Ângela Quartim Barbosa – Cachoeira da Boca da Onça; Emellee Orro – Fazenda Ceita Corê; Rosanne Simões Pedroso – Agência Viva Bonito; Celso Póli – Zagaia Eco Resort; Nercy Soares dos Santos – Ex-Prefeito de Bonito; Waldemar Martins (in memoriam) – Professor Ambientalista; Nelson Cintra – Empresário e Ex-Prefeito de Porto Murtinho; João Henrique Ruas Coelho – Pousada Olho D’Agua; Pedrinho da Marambaia – Vereador de Bonito; Antonio Rufo Vinagre – Secretário de Relações Institucionais do Pantanal; Carlos Alberto Heyn – Secretário de Turismo e Desenvolvimento de Porto Murtinho; Juca Ygarapé – Ygarapé Tour; e Augusto Mariano – Secretário de Turismo de Bonito.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Suspeita de tráfico, mulher ofende PMs e agride investigadora em Aquidauana

2
Policial

Em operação contra o tráfico, polícia prende casal com drogas no Nova Aquidauana

3
Aquidauana

Quatro exames dão negativo para coronavírus e Aquidauana continua com seis casos ativos

4
Aquidauana

Sucesso na fronteira, Baddi chega à Aquidauana com as melhores pizzas e esfihas

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TUDO"

Valdemir Gomes

Aos...

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 4

Rua Estevão Laves Correa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2410
Imobiliárias

Imobiliária Barros e Reis

Rua Marechal Mallet, 685 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3062 / 324
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Ver Mais