A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
05 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->
Sala DizTudo

Professora raspa cabelo após alunas tirarem 980 na redação do Enem

A "Tia Márcia", como é carinhosamente chamada pelos alunos, havia feito uma promessa e a cumpriu no dia de seu aniversário

22 JAN 2020 - 13h00min
Schimene Weber

Após ter sido pauta de reportagem no portal "O Pantaneiro" ao comemorar o sucesso de 21 alunos da sala DizTudo no Enem, a professora Márcia Franco volta ao destaque no jornal depois de ter cumprido a promessa de raspar o cabelo, no dia do seu aniversário, por conta das notas 980 de suas alunas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Procurada pela equipe de reportagem, a "Tia Márcia", como é carinhosamente chamada pelos seus alunos, falou sobre sua atitude. "Há bastante tempo digo que, quando alguém tirasse nota máxima, eu ia deixar o dono da nota raspar o meu cabelo. Quando as meninas que tiraram 980 me mandaram mensagem falando sobre o quase mil, cada uma disse 'quase raspo sua cabeça, tia!'. Aí eu decidi que valia a pena!", disse.

As alunas foram Beatriz Niz Fernandes Goes e Fernanda Victória Cruz Adegas, que também se tornaram pauta da matéria citada anteriormente, e foram elas as responsáveis por "passar a máquina" na cabeça da professora, que resumiu o gesto. "Meu aniversário foi no dia 20 e também recebi o resultado do vestibular da UFMS. As meninas passaram em primeiro lugar, exatamente nas graduações que tenho: Letras e Direito na UFMS. Achei isso muito simbólico!", destacou. 

A professora ainda contou um pouco sobre sua relação com seus cabelos. "Sempre tive uma relação bem particular com eles. Quando iniciei minhas graduações, prometi que somente cortaria o cabelo no dia da colação de grau. E fiz isso nas duas vezes. Penso que deixar crescer e cortar é como a vida: precisa ser aparada para recomeçar, sempre mais forte que antes. É bem isso: meus alunos vão a uma nova fase e isso merece muito a minha comemoração!", resumiu. 

Nova Fase

Como a professora Márcia Franco disse, seus alunos avançam, neste momento, para uma nova fase. A equipe de reportagem do jornal "O Pantaneiro" conversou com mais dois personagens que integram essa história de aprendizado, que vai da sala DizTudo até o início da caminhada no ensino superior.

O DizTudante Matheus Henrique Scarcelli Boigues tem 18 anos, quer cursar Medicina na UFMS e foi um dos 21 alunos que fizeram parte da história de sucesso da vida de ensinamentos da Tia Márcia. "Já passei, ano passado, na Unoeste e, esse ano, na Unicesumar, mas agora estou esperando a Federal. No segundo ano do Ensino Médio, estudando sem o curso de redação da professora Márcia, tirei 440 na redação do Enem de 2018, pois tangenciei o tema. Nesta época eu não tinha muita noção de como argumentar ou organizar minhas ideias ao longo do texto. Então, no ano seguinte, ouvi falar do curso de redação da tia Marcia, e lá por julho do ano passado comecei a frequentar as aulas e as coisas começaram a melhorar, ela corrigia comigo as redações, dava dicas, me auxiliava a organizar minhas ideias e ajudava com todos os erros de gramática que eu nem fazia ideia, assim eu evolui muito e tirei 960 no enem de 2019", disse.

Outro aluno que chama a atenção por sua evolução é João Vitor Honório Romero, que tinha 17 anos quando se matriculou na Sala DizTudo, que tirou 500 na redação do Enem em 2017, 320 na redação em 2018 e, em 2019, quando se tornou um dos alunos da professora, evoluiu para 740. "Desde novo, eu sempre tive muita dificuldade em redigir redações, sempre que me era pedido na escola, ou eu demorava além do prazo para fazer, ou acabava nem fazendo, às vezes os professores entendiam, e outras vezes não, mas a partir do Ensino Médio que alguns dos meus professores de português tentaram em ajudar a solucionar esse problema, pois eles acreditavam que eu tinha um bloqueio quando o assunto era escrita, porém, nenhuma das vezes o problema foi solucionado", comentou. 

Depois de se tornar um DizTudante, as coisas mudaram na vida do João. "Um amigo que já estudava com a Tia Márcia me indicou e disse para procurá-la, e dei muita sorte, porque ela ia começar um intensivão de 3 meses de redação com uma turma nova, foi aí que varias coisas começaram a acontecer. Desde a primeira aula eu soube que ela era uma professora diferente de todos que havia conhecido, não só pelo amor e dedicação que ela tem por lecionar, mas por todo o conhecimento também que ela possui, e tudo isso me fez me apaixonar ainda mais pela língua portuguesa, e em menos de um mês eu já estava conseguindo escrever normalmente, sem aquele trava de antes, e as coisas assim começaram a fluir. Eu acredito que não sou o único a dizer que encontrei na Márcia um reflexo digno para inspiração, e motivação, e ela sabe o jeito certo de motivar e impulsionar cada um dos seus alunos", resumiu.

João Vitor Honório Romero, agora com 18 anos, pretende cursar Letras na UFMS. No vestibular da universidade, ele atingiu a quarta melhor nota do ranking geral.

Sala DizTudo 2020

Neste ano, a professora Márcia promete abrir turmas iniciantes e avançadas de redação e gramática. A partir de segunda-feira já se iniciam as inscrições para as turmas de 2020, que podem ser feitas pelo WhatsApp (67) 9 9923-2718. 

"Vai ser bastante difícil superar o sucesso de 2019, com mais de 20 alunos com média acima de 900, dois 980, mas é preciso continuar, porque é emocionante demais ver tanta gente feliz com uma conquista. Prometi que somente irei me aposentar quando alguém tirar 1000, então precisamos trabalhar", pontuou.

Ela ainda fez votos para a nova leva de alunos. "Eu espero que cada DizTudante consiga o suficiente para se sentir realizado! Às vezes, o sonho de um aluno é tirar nota máxima, mas, na maioria dos casos, o que eles querem é nota melhor que a do ano anterior e isso é tão emocionante quanto tirar mais de 900. Eu vejo a alegria deles quando percebem o quanto evoluíram e sempre digo que a melhor forma de nos sentirmos realizados é sermos gratos ao percebermos de onde saímos e aonde chegamos! Não há segredo: é trabalho!", finalizou.

Márcia é Agente de Polícia Científica de Classe Especial da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. Consultora da Sala DizTudo de Língua Portuguesa. Licenciada em Letras (UFMS). Bacharela em Direito (UFMS)/ Especialista em Educação do Campo (UFMS); Polícia Comunitária (Unisul); Violência Doméstica (Unyleya); Letras: Português e Literatura (Faveni); Língua Portuguesa e Filosofia (Faciba); e Teologia e História das Religiões (Faciba). Mestra em Letras (UEMS).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ex tinha histórico de homicídio e ameaçou dar um tiro na vítima após separação

2
Policial

Salão no bairro Alto era ponto de venda e consumo de drogas em Aquidauana

3
Policial

Concluída a implantação das 13 barreiras sanitárias nas divisas

4
Policial

Traficante morre depois de capotar carro com 200 quilos de maconha em MS

Vídeos

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Dona Izabel confere as novidades nas vitrines tranquilamento no 1º dia de quarentena na cidade

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia III

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ALVOROÇO DE FESTA NO CÉU"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Central Supermercado

Sete de Setembro, 875 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3286
Auto Elétrica/Oficinas

Auto Peças Nossa Senhora de Fátima

Av. Integração, 197 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0046 / 324
Escolas Municipais

Escola Municipal Visconde de Taunay

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais