A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
27 de maio de 2018
Anuncie Aqui
8496

Proprietários deixam a Fazenda Esperança, em Aquidauana, após ocupação de índios

Do alto, a movimentação é acompanhada por um helicóptero conduzido por homens do exército

3 JUN 2013 - 06h45min
redação
Os proprietários da fazenda Esperança, em Aquidauana, deixaram a propriedade por volta das 10h45 de sábado (1°) após autorização dos indígenas terenas que ocuparam o local desde a última sexta-feira (30). Nilton Carvalho da Silva, a esposa e os dois filhos deixaram o local acompanhados de policiais do 7º Batalhão de Policia Militar de Aquidauana.

Assim que os donos da Fazenda Esperança saíram, os terenas realizaram uma reunião e batizaram o local de ?Aldeia Esperança?. ?Os indígenas retomaram todas as dependências e chamam o local agora de Aldeia Esperança. Assim que o proprietário saiu, disseram que independente do que ocorrer não vão sair de lá. Eles inflamaram certa revolta pelo que ocorreu na Fazenda Buriti, com a morte de um deles e ainda temem violência por parte da Polícia Federal, mas disseram que isso foi a gota d´água para garantir de vez os seus direitos?, afirma Jorge Luís, da Aldeia Ipegue.

De acordo com Jorge, a todo momento aumenta o fluxo de carros e ônibus que levam mais indígenas para a região. Segundo a Rádio Indígena Alternativa, que funciona na região, dobrou o número de ocupantes desde então e eles já preparam o terreno para o plantio.

No início da tarde de sábado, também foi para o local o advogado Luiz Henrique Elhoy. Caciques permaneceram em reuniões no Tribunal de Justiça, em Campo Grande. ?Desde a madrugada de sexta-feira, quando os índios foram para a região, decidi acompanhar para ver se seria uma posse tranquila, o que ocorreu. Agora explico a eles cada passo judicial, até mesmo uma possível reintegração de posse por parte do fazendeiro?, comentou o advogado à imprensa.

Do alto, a movimentação é acompanhada por um helicóptero conduzido por homens do exército. ?Eles sobrevoaram a área bem baixo, achamos até que em certo momento iriam pousar?, finalizou o radialista Jorge.

(Com informações do Jornal Midiamax)

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

População se junta ao movimento e faz passeata a favor dos caminhoneiros

2
Aquidauana

Adventistas iniciam programa 'Impacto Esperança' em Aquidauana

3
Nota de Falecimento

Nota de Falecimento de Aidê Santos da Rosa

4
Policial

PMA apreende caçador com rifle, munições e facas

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,14m
Miranda
4,99m
Aquidauana
3,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Pedro Puttini Mendes

Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural: E agora?

Robinson L Araujo

A QUAL JESUS EU QUERO SERVIR E ANUNCIAR?

Ver Mais Colunas
498110667