A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de novembro de 2018
Anuncie Aqui
8500

Proteína responsável por Alzheimer também causa cegueira por glaucoma

7 AGO 2007 - 08h01min
uol

Uma equipe de cientistas da Universidade de Londres descobriu que uma mesma proteína, a beta-amilóide, é a responsável pelo Mal de Alzheimer e pela cegueira causada por glaucoma.


Com a descoberta, surge uma nova esperança na prevenção da cegueira por glaucoma, já que, neste caso, também poderiam ser usados os remédios atualmente voltados para o Alzheimer, doença que já era atribuída à beta-amilóide.


Os especialistas britânicos planejam, para o final do ano, a realização de um experimento com pacientes de glaucoma. Os pesquisadores esperam que dê os mesmos resultados que o que realizaram com ratos e com o qual fizeram a descoberta sobre a proteína.


Em sua pesquisa com roedores, os cientistas forneceram aos ratos remédios que preveniam o desenvolvimento da proteína beta-amilóide, parecidos com os utilizados contra o Alzheimer. Com isso, conseguiram deter a progressão do glaucoma.


Estes remédios "não conseguem devolver a visão, mas detêm a perda dela. É preciso lembrar que, para perder a visão, 30% das células nervosas da retina têm que estar mortas", afirma a doutora Francesca Cordeiro, da Universidade de Londres.


No entanto, "nossa intenção é conseguir reduzir o número de pessoas que se tornam cegas por causa dessa doença", acrescenta.


Alguns estudos anteriores tinham seguido a mesma linha, indicando que os que sofrem de Alzheimer estão mais propensos a desenvolver um tipo de glaucoma. Este vínculo entre as doenças, porém, foi esclarecido com a descoberta dos pesquisadores de Londres.


O glaucoma, transtorno ocular que atinge cerca de 65 milhões de pessoas no mundo todo, pode levar o doente à cegueira total ou parcial, já que pode destruir o nervo ótico e impedir, assim, que suas células nervosas levem ao cérebro a informação necessária para uma pessoa enxergar.


Os diabéticos, os negros e as pessoas com antecedentes familiares têm mais possibilidades de desenvolver o glaucoma relacionado à proteína beta-amilóide, a mesma que, acumulada de maneira anômala no cérebro, pode causar o Mal de Alzheimer.

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Faleceu a professora Soila Correa Azambuja

2
Policial

Empresário é executado ao estacionar caminhonete na garagem de casa; filho também é baleado

3
Policial

Colisão frontal entre carro e carreta mata vereador de Eldorado

4
Policial

“Arquivo vivo”, advogada executada na fronteira ameaçava autoridades

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

E...

Robinson L Araujo

O FIM ESTÁ PRÓXIMO! AS EVIDÊNCIAS COMPROVAM

Manoel Afonso

O eleitor quer reciprocidade dos eleitos

Ver Mais Colunas
498110636