A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492

Quimioterapia ajuda crianças com ependimoma

21 JUL 2007 - 10h41min
efe

O tratamento com quimioterapia em crianças que sofrem ependimoma intracraniano, tumor das células que recobrem as cavidades interiores do cérebro, atrasa ou evita a necessidade de submetê-las à radioterapia, segundo revela um estudo realizado no Reino Unido.


Esta conclusão, à qual a revista médica britânica "The Lancet Oncology" dedica um artigo em seu último número, é fruto de uma pesquisa que cientistas de várias entidades acadêmicas britânicas, entre elas a Universidade de Nottingham, fizeram entre 1992 e 2003 com 80 crianças com este tipo de tumor.


Destes, que foram submetidos à quimioterapia, 42% não precisariam ser submetidos posteriormente a tratamentos com radioterapia, enquanto os que tiveram que receber sessões, atrasaram o tratamento em uma média de 20,3 meses.


Nos três anos posteriores à aplicação da quimioterapia, 79,3% das 80 crianças continuavam com vida, enquanto 47,6% não apresentava nenhuma réplica do tumor.


Dois anos mais tarde, 63,4% destes pacientes tinha sobrevivido à doença, embora apenas 41,8% dos 80 doentes tinham conseguido evitar a recaída.


Os analistas asseguram que, das crianças que voltaram a desenvolver a doença, 90% o fez porque algum tipo de tumor tinha reaparecido no cérebro.


"Conseguimos com sucesso o propósito original de evitar ou atrasar a radioterapia nas crianças sem efeitos secundários comprometedores. Nossos resultados confirmam o papel que desempenha a quimioterapia primária nas crianças com ependimoma intercraniana", explicam os cientistas na revista.


Segundo os especialistas, os resultados revelados pela investigação encorajarão especialistas europeus e americanos a seguir investigando este tipo de tumor nas crianças menores.


"Apesar dos avanços que possam ser produzidos, a perspectiva de futuro para as crianças com ependimoma continua sendo negativa e os maiores avanços terapêuticos só chegarão com um melhor entendimento da biologia deste tumor", asseguram os pesquisadores.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem é esfaqueado nas costas no Parque de Exposições

2
Aquidauana

Grupo bebe engradado de cerveja em lanchonete do Bairro Alto e foge sem pagar

3
Aquidauana

Idoso paga R$ 10 por programa e acusa mulher de furto no Guanandy

4
Policial

Tenentes da Marinha são presos levando armas e mais de 1000 munições para RJ

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,20m
Miranda
7,31m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110516