A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8500

Quiropraxia pode causar danos permanentes à coluna, diz estudo

25 SET 2007 - 08h20min
bbc brasil

Um dos principais tratamentos alternativos para dor nas costas, a quiropraxia pode causar danos permanentes, segundo um estudo publicado pela revista especializada "Journal of the Royal Society of Medicine".


Segundo o autor do estudo, Edzard Ernst, a manipulação da espinha dorsal --prática adotada na quiropraxia-- apresenta sérios riscos e deveria ser controlada mais rigorosamente.


"[A manipulação da espinha] está associada a efeitos adversos leves, freqüentes e passageiros, além de complicações sérias que podem levar a danos permanentes e à morte", afirma o artigo.


Ernst, diretor de medicina complementar da Peninsula Medical School, das universidades de Exeter e Plymouth, analisou dados de 32 estudos anteriores, além de enquetes com médicos e quiropráticos, e chegou à conclusão de que a dissecção das artérias vertebrais é um dos efeitos mais comuns da prática.


Outras complicações incluem rompimento da dura-máter, a membrana externa e mais resistente da medula espinhal, edemas, danos no nervo, hérnia de disco e fraturas ósseas. Na maioria dos casos estudados, a manipulação da espinha superior foi apontada como causa, segundo Ernst.


A quiropraxia consiste no uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha.


Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.


Os quiropráticos, no entanto, dizem que a relação causal entre a prática e os efeitos descritos é questionável, já que um dos primeiros sinais da dissecção das artérias vertebrais é a dor no pescoço, que muitas vezes é o que leva o paciente a procurar a terapia.


O próprio autor do estudo reconhece que acidentes vasculares podem ocorrer espontaneamente ou ter outras causas. Além disso, como na maioria dos casos os problemas posteriores não são relatados, a freqüência das "conseqüências sérias" é desconhecida.


As estimativas de quiropratas são de que 6,4 em cada 10 milhões de pacientes de manipulação da espinha superior e um em cada 100 milhões de pacientes de manipulação da espinha inferior sofre danos por causa do tratamento. O autor do estudo afirma, porém, que essas estimativas são questionáveis.


Ernst também coloca em dúvida a eficiência da quiropraxia como tratamento para dores nas costas ou no pescoço.


O médico sugere que a informação dos riscos aos pacientes deve ser mandatória para todos os terapeutas que aplicam a técnica.


Segundo a Associação Britânica de Quiropráticos, um em cada três britânicos sofre de dor nas costas.

Veja também

Mais Lidas

1
Entrevistas

Aquidauanense é convidada para programa da Rede Globo

2
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar irmã após dormir no Cemitério

3
Aquidauana

Ventania derruba galhos de árvores e causa prejuízos no centro de Aquidauana

4
Aquidauana

Coronel Bogoni deixa Batalhão de Aquidauana para assumir cargo na Capital

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Abri...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110656
SERIEMA 1260