A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de junho de 2018
Anuncie Aqui
8498

Recém nascido com dificuldade respiratória pode ter problemas respiratórios futuros

18 JUL 2007 - 09h27min
boa saúde

Alguns recém-nascidos, especialmente os prematuros, podem apresentar um quadro de dificuldade respiratória após o nascimento, denominada taquipnéia transitória do neonato. Esta é uma enfermidade decorrente do excesso de líquidos no pulmão. Normalmente estes líquidos são reabsorvidos ainda na fase fetal. A não reabsorção conduz ao aumento da freqüência respiratória do recém-nascido, geralmente de grau leve, passageira e sem grandes repercussões imediatas na saúde da criança.


Um grupo de cientistas publicou estudo na revista The Journal of Pediatrics, de julho de 2007, no qual avaliaram o risco de surgimento de distúrbios respiratórios em crianças com história de taquipnéia transitória do neonato. Participaram da pesquisa 2.763 crianças, as quais foram acompanhadas até a idade de 7 anos, a fim de se verificar o surgimento de problemas respiratórios, como asma e bronquiolite.


Os resultados divulgados demonstram que 2,4% das crianças avaliadas, possuíam história pregressa de taquipnéia transitória do neonato. Os fatores de risco para esta enfermidade foram a presença de asma materna, peso de nascimento maior ou igual a 4,5 Kg, sexo masculino e residência na zona urbana. As crianças que cursaram com taquipnéia transitória, no período neonatal, apresentaram um maior risco de desenvolver distúrbios respiratórios, em fases posteriores da vida, quando comparadas àquelas que não tiveram a doença quando recém-nascidas.


Assim, os autores concluem que a taquipnéia transitória do neonato é fator de risco para problemas respiratórios futuros. As crianças com história desta enfermidade devem ser identificadas e adequadamente acompanhadas, de forma a diagnosticar precocemente os distúrbios respiratórios que possam surgir.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Traficante grávida engole droga ao ver polícia e passa mal em Aquidauana

2
Aquidauana

Primeira mulher comandante de Bombeiros Militar se despede, emocionada, da função

3
Anastácio

Morador de Anastácio é multado em R$ 999 por transporte ilegal de madeira

4
Anastácio

Subgrupamento de Bombeiros Militar inaugura marina

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,23m
Miranda
3,68m
Aquidauana
2,92m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Só...

Robinson L Araujo

A IMPORTÂNCIA EM CONHECER A PALAVRA DE DEUS

Raquel Anderson

Calada noite

Ver Mais Colunas
498110752