A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
-->
Fauna Pantaneira

Show de Imagens: Fotógrafo flagra andorinhas tomando 'banho de chuva' no Pantanal de MS após período de incêndios

2 OUT 2019 - 18h02min
G1MS
Andorinhas são flagradas tomando banho de chuva no Pantanal de MS. — Foto: André Bittar

Segundo André Bittar, foram 72 fotos e 50 minutos de espera até chegar à imagem que mostra 23 pássaros. "Parecia que elas estavam brincando", diz fotógrafo.

"Acho que elas estavam precisando disso", diz o fotógrafo da vida selvagem, André Bittar, de 27 anos. Ele falou sobre o encantamento que sentiu ao registrar 23 andorinhas tomando "banho de chuva" na manhã desta quarta-feira (2), em uma pousada localizada em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense. Ao todo, foram 72 cliques até ele chegar à imagem, em que os pássaros sobrevoam e aproveitam uma cerca e no lugar "se deliciam" com a chuva, a segunda após um período de estiagem e combate a incêndios na região.

"Naquele momento algo mágico começou a acontecer. Parece que é um lance entre elas, uma brincadeira", contou Bittar, que esperou 50 minutos para fazer o clique. Na ocasião, ele diz que colocou uma toalha para não molhar a máquina fotográfica e observou o momento em que várias andorinhas chegaram à pousada, algo difícil de acontecer, segundo o profissional.

Tamanduá é flagrado após chuva que trouxe alívio para o Pantanal, depois de um extenso período de estiagem. — Foto: André Bittar

Com 8 anos de experiência na área, o fotógrafo conta que fica muito feliz ao presenciar uma transformação diária na natureza. "Acho que é uma foto que conta muito. Este é o meu primeiro ano com um trabalho autoral e pretendo ter um documentário registrando a vida selvagem no Pantanal, além de um livro com as minhas imagens. No caso desta fotografia, não é só estética, mas uma imagem com informação para falar desse momento difícil que o Pantanal passou, com tantos focos de incêndio. Eu também vejo as flores pela manhã e, durante a tarde, o verde é ainda mais verde", contou.

Bittar conta ainda que chegou à pousada há uma semana. O local é vizinho da fazenda Caiman, que teve 35 mil hectares destruídos por incêndios. "É a segunda chuva que presencio aqui depois daquela secura. Na primeira, foram 40 milímetros e agora a quantidade foi o suficiente para abastecer o Pantanal inteiro, em grande escala. Hoje, por exemplo, acho que vai chover o dia inteiro. Ela [chuva] veio para aliviar a seca e é incrível de ver a abundância aqui após a chuva", disse.

Além das 50 andorinhas do campo como são conhecidas e que possuem o nome científico Progne Tapera, o fotógrafo ainda registrou outras espécies, mostrando animais como um tamanduá e uma arara, animal que inclusive está tatuado no corpo dele e o remete a memórias afetivas, algo que o fez até ganhar o apelido de "André Canindé" dos amigos.

"O casal de arara azul que eu registrei, por exemplo. Antes eu tinha um trabalho de imersão em Campo Grande mas, neste ano, decidi viver da fotografia autoral. Quando cheguei, sempre vi esse casal de araras rondando por aqui e parando na mesma palmeira. Foram colocados alguns ninhos artificiais para reprodução deles e sentei por ali. Fiquei aguardando meia hora enquanto elas estavam paparicando, se beijando e consegui. Essa foto foi uma surpresa", ressaltou.

Arara azul próxima do ninho, em uma pousada na cidade de Miranda (MS). — Foto: André Bittar

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem morre e deixa esposa e filho recém-nascido

2
Geral

Santa Casa atesta morte encefálica de Eloá e mãe autoriza doação de orgãos

3
Geral

Aos 64 anos, Nelson Neves morre vítima de infarto

4
Aquidauana

Em menos de 24 horas, professor universitário é preso duas vezes

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,52m
Miranda
5,41m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Está...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 3

7 de Setembro, 1029 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3989/3241-
Telefones Úteis

IAGRO

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3604
Fotografias - LAB.

Fialho Imagens Aéreas

Rua Travessa Guadalajara, 58 - Bairro da Serraria / 67 99253-7088 67 99253-7088 https://www.facebook.com/fialhofotos/
Ver Mais