A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
Fauna Pantaneira

Show de Imagens: Fotógrafo flagra andorinhas tomando 'banho de chuva' no Pantanal de MS após período de incêndios

2 OUT 2019 - 18h02min
G1MS
Andorinhas são flagradas tomando banho de chuva no Pantanal de MS. — Foto: André Bittar

Segundo André Bittar, foram 72 fotos e 50 minutos de espera até chegar à imagem que mostra 23 pássaros. "Parecia que elas estavam brincando", diz fotógrafo.

"Acho que elas estavam precisando disso", diz o fotógrafo da vida selvagem, André Bittar, de 27 anos. Ele falou sobre o encantamento que sentiu ao registrar 23 andorinhas tomando "banho de chuva" na manhã desta quarta-feira (2), em uma pousada localizada em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense. Ao todo, foram 72 cliques até ele chegar à imagem, em que os pássaros sobrevoam e aproveitam uma cerca e no lugar "se deliciam" com a chuva, a segunda após um período de estiagem e combate a incêndios na região.

"Naquele momento algo mágico começou a acontecer. Parece que é um lance entre elas, uma brincadeira", contou Bittar, que esperou 50 minutos para fazer o clique. Na ocasião, ele diz que colocou uma toalha para não molhar a máquina fotográfica e observou o momento em que várias andorinhas chegaram à pousada, algo difícil de acontecer, segundo o profissional.

Tamanduá é flagrado após chuva que trouxe alívio para o Pantanal, depois de um extenso período de estiagem. — Foto: André Bittar

Com 8 anos de experiência na área, o fotógrafo conta que fica muito feliz ao presenciar uma transformação diária na natureza. "Acho que é uma foto que conta muito. Este é o meu primeiro ano com um trabalho autoral e pretendo ter um documentário registrando a vida selvagem no Pantanal, além de um livro com as minhas imagens. No caso desta fotografia, não é só estética, mas uma imagem com informação para falar desse momento difícil que o Pantanal passou, com tantos focos de incêndio. Eu também vejo as flores pela manhã e, durante a tarde, o verde é ainda mais verde", contou.

Bittar conta ainda que chegou à pousada há uma semana. O local é vizinho da fazenda Caiman, que teve 35 mil hectares destruídos por incêndios. "É a segunda chuva que presencio aqui depois daquela secura. Na primeira, foram 40 milímetros e agora a quantidade foi o suficiente para abastecer o Pantanal inteiro, em grande escala. Hoje, por exemplo, acho que vai chover o dia inteiro. Ela [chuva] veio para aliviar a seca e é incrível de ver a abundância aqui após a chuva", disse.

Além das 50 andorinhas do campo como são conhecidas e que possuem o nome científico Progne Tapera, o fotógrafo ainda registrou outras espécies, mostrando animais como um tamanduá e uma arara, animal que inclusive está tatuado no corpo dele e o remete a memórias afetivas, algo que o fez até ganhar o apelido de "André Canindé" dos amigos.

"O casal de arara azul que eu registrei, por exemplo. Antes eu tinha um trabalho de imersão em Campo Grande mas, neste ano, decidi viver da fotografia autoral. Quando cheguei, sempre vi esse casal de araras rondando por aqui e parando na mesma palmeira. Foram colocados alguns ninhos artificiais para reprodução deles e sentei por ali. Fiquei aguardando meia hora enquanto elas estavam paparicando, se beijando e consegui. Essa foto foi uma surpresa", ressaltou.

Arara azul próxima do ninho, em uma pousada na cidade de Miranda (MS). — Foto: André Bittar

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Por ciúmes, homem dá soco no rosto da esposa durante a festa Pantanetta

2
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

3
Anastácio

Acidente deixa motociclista em estado grave, com possibilidade de amputação do pé

4
Aquidauana

Jovem é espancado por 10 rapazes em baile na Aldeia Água Branca

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,75m
Paraguai
2,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Em Harmonia Com a Vida

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Ada Moreira Barros

End: Rua João Ferreira Hormondes, s/n Distrito de Cipolândia - 79208-000 Aquidauana/MS (67)
Hotéis

Hotel Portal Pantaneiro

Rua Pandiá Calógeras, 1067 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4328/ 4327 www.portalpantaneirohotel.com.br
Advocacia

Dr. Jair dos Santos Pelicioni / Dr. Jonas Marinho Pelicioni

Rua Manoel Aureliano da Costa, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6226 / 812
Ver Mais
508110733