A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de janeiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Região

Sicredi e UEMS inauguram laboratório para conservação do Pantanal

11 DEZ 2019 - 09h54min
Assessoria

Com o apoio do Sicred, foi inaugurado o 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana. O evento aconteceu no campus universitário, na sexta-feira (6).

Para a coordenadora de projetos, a professora Deisy Lúcia, a expectativa é que o laboratório desenvolva um trabalho que contribuía por muitos anos para a sociedade, não só com informações sobre o ecossistema, mas também conscientização de preservação.

“Temos várias linhas de pesquisas, todas pensando na conservação e uso sustentável da flora. Nós pensamos em buscar alternativas para população, principalmente o pequeno produtor, cultivar uma espécie nativa, processar e gerar uma renda para sua família, mas conservando essa biodiversidade”, explica a professora.

Em outubro de 2018, a Universidade procurou a cooperativa Sicredi Pantanal MS e apresentou o projeto para a construção do 1º Laboratório de Conservação da Flora Pantaneira, que por meio de coleta, caracterização e estudo dessa biodiversidade, criaria um banco de germoplasma – local para manter e conservar sementes e outros materiais de multiplicação de espécies vegetais fora do seu habitat natural.

Consciente de sua responsabilidade com o Planeta, o Sicredi aceitou o desafio e contribuiu com o valor necessário para a adequação do prédio que abrigaria o laboratório. “Nós não acreditamos que as empresas estejam aqui só para explorar o mercado, mas para fazer acontecer o futuro. Encontramos na UEMS uma grande parceria para que a gente preserve a flora pantaneira, nosso maior patrimônio natural, uma das maiores heranças que podemos deixar para as futuras gerações”, declarou Emerson Perosa, presidente da Sicredi Pantanal MS.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressaltou que o convênio com o Sicredi mostra o interesse das empresas em trabalhar com as universidades.  “É um convênio importante para a Universidade, porque afirma o interesse da sociedade em trabalhar em parceria com a universidade pública. Com esse novo laboratório a UEMS poderá atuar mais na linha da biotecnologia, principalmente na conservação da flora do Pantanal”.

Estudos estimam que existam mais de 1800 espécies de plantas no Pantanal, e por conta desta diversidade, surgiu a necessidade de criar o projeto. “Como seres humanos que ocupam esse planeta, temos que aprende a ocupar o ambiente de forma consciente, sem agredi-lo”, destaca Deisy.

Outro observação é que o Brasil possui muitos ecossistemas, como a caatinga, Amazônia, o Pantanal e outros. Os olhos do mundo todo observam essas diferenças e a forma com que o país cuida. “Somos um dos poucos países com diferentes biomas, mas todos de igual valor e importância social”, concluiu a professora.

Estiveram presentes no evento o Reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho; o Presidente do Sicredi Pantanal, Emerson Perosa; o Presidente da OAB/Subseção - Aquidauana, Vinicius Mendonça de Britto; representando o presidente do CREA-MS, Prof. Dr. Marcos Antônio Camacho da Silva; o gerente da Unidade, Prof. Dr. Elói Panachuki; os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação; o coordenador do CEMAP/GEMAP, Prof. Dr. Afrânio José Soriano; técnicos-administrativos e alunos.  

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem que estava desaparecido é encontrado em fazenda de Miranda

2
Policial

Mulher invade casa, limpa quintal e ameaça proprietária em Aquidauana

3
Policial

Corpo encontrado atrás de cemitério pode ter sido morto com golpes de cerâmica

4
Policial

Corpo é encontrado aos fundos de cemitério com sinais de espancamento em Campo Grande

Vídeos

Sepultamento de sargento tem cortejo de bombeiros e policiais

Motorista perde o controle da direção e cai no córrego João Dias

Dois Irmãos do Buriti/ms - Rellion 220 - Banda Beleza Pura

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,53m
Miranda
5,15m
Paraguai
1,20m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quero...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"QUANDO CHORAR"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: OBRIGADO, SÃO PAULO!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Auto Posto WA I

Rua 07 de Setembro, 1195 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Associações e Sindicatos

Sindicato Rural de Aquidauana

Antonio Campelo, s/nº Bairro Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2826
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Esporte Bilhar

Rua Estevão Alves Corrêa, 975 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1931
Ver Mais