A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
DIA DE CAMPO

Tecnologias de produção pecuária reúnem 300 produtores na fazenda São Judas Tadeu

Propriedade tem reconhecimento nacional pela produção de Touros avaliados pela ANCP

25 JUN 2019 - 07h00min
ALINE OLIVEIRA

Dois aspectos fundamentais para eficiência da atividade pecuária são a formação e manutenção de pastagens e a tecnologia de melhoramento genético na produção dos animais. Com este entendimento, o proprietário da fazenda São Judas Tadeu, Cláudio Zottesso, realizou a 13ª edição do Dia de Campo que atraiu cerca de 300 produtores de 10 municípios de Mato Grosso do Sul.

O empresário atua no ciclo completo de cria, recria e engorda, além de produzir touros reprodutores Nelore Puros de Origem (PO), avaliados pelo programa da Associação Nacional dos Criadores e Produtores (ANCP). Ele revela que o objetivo de organizar o evento é promover a interação entre os produtores do Estado e incentivar o compartilhamento de informações.

“Ficamos muito satisfeitos com o encontro que contou com palestras de especialistas como os doutores Francisco Torres da Universidade Estadual (UEMS) e o Argeu Silveira da ANCP. Acredito que os participantes ficaram satisfeitos, pois, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, trocar experiências e ainda, conhecer técnicas que contribuirão para a eficiência da atividade pecuária”, observa.

OPINIÃO DE ESPECIALISTAS

O doutor, Francisco Eduardo Torres, é docente no campi  da UEMS em Aquidauana há quase 20 anos e atualmente, ministra aulas nas disciplinas de Pastagens e Culturas Produtoras de Óleo. Ele levou aos participantes, considerações importantes sobre a melhoria na produtividade de pastagens e defendeu a adoção de tecnologias no manejo pecuário.

“Nesta época do ano, a seca afeta profundamente as pastagens do Estado e a propriedade acaba registrando uma situação de superpastejo dos animais na mesma área, o que resulta na degradação do local. Destaquei aos presentes que a formação de pastagens é um processo de alto custo e que exige uma série de ações. Então, a proteção dessas áreas atua de forma preventiva e oferecendo vida longa ao pasto”, observa.

Torres acrescenta que se o manejo for realizado de forma consciente e com adubação equilibrada, a área de pastagem não precisará ser reformada. “Uma formação de área realizada corretamente e com manutenção constante proporciona ao produtor rural, a máxima produtividade possível no desenvolvimento dos animais”.

No entendimento do docente da UEMS, o maior desafio da atualidade para os produtores de bovinos é aderir a aplicação de tecnologias na atividade pecuária, pois, desta forma conseguirá um sistema com alta precisão e consequentemente, ganhos maiores. “As margens de lucro estão ficando cada vez mais estreitas ao longo do tempo. Então o empresário rural que não se atentar para essa necessidade sentirá os reflexos nos resultados financeiros, podendo chegar ao ponto de inviabilizar a continuação do negócio”, aconselha.

O médico veterinário e diretor técnico da ANCP, Argeu Silveira, revelou aos presentes que a diversificação das atividades agropecuárias em propriedades rurais exige mais competitividade por parte do empresário.

“A ampliação de culturas ou criações em um mesmo espaço diminuiu a área destinada a pecuária bovina, então o produtor precisa estar atento para a adoção de tecnologias que resultem em maior rentabilidade e produtividade. Na atualidade é obrigatório investir na tecnificação da atividade para conseguir resultados mais competitivos. Uma das principais condições é investir em melhoramento genético e, por isso, chamamos atenção para o trabalho realizado aqui na São Judas Tadeu”, revela.

Silveira argumenta que a produtividade é impulsionada com a produção de animais de alta qualidade genética e muitas vezes por desconhecimento, empresários acabam adquirindo sêmens e tecnologia de outras regiões. “A propriedade do Cláudio Zottesso é referência nacional em termos genéticos e pode oferecer custos mais baixos, em função da redução com o frete, por exemplo. É muito mais seguro adquirir tecnologia de uma empresa que tem certificação e reconhecimento do que se arriscar a comprar produtos desconhecidos”, argumenta.

SOBRE A SÃO JUDAS TADEU

A empresa familiar que atua desde a década de 1970 na produção de pecuária de corte desenvolvendo o ciclo completo: cria, recria e engorda. Desde 2005 desenvolve um plantel da raça Nelore certificado como Puro de Origem (PO).

Associada ao Programa de Melhoramento Genético ‘Nelore Brasil’, da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores, os animais criados na propriedade passam por avaliação individual em diversas Diferenças Esperadas da Progênie (DEP’s).

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Briga entre irmãos termina com um deles ferido com golpe de facão em Aquidauana

2
Policial

Em Anastácio, ladrões invadem fazenda e furtam buldogue de estimação

3
Aquidauana

Sábado chega com previsão de chuvas e trovoadas isoladas em Aquidauana

4
Geral

Ivo de Souza, cantor e violeiro, morre em acidente de carro na BR-262

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,64m
Paraguai
1,79m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Raquel Anderson

Divisionismo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Transportes

EXPRESSO MATO GROSSO

Rua Estevão Alves Corrêa, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2158/241 1
Médicos

Cid Yukio Kuchida - Pediatria

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 1044 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1621
Advocacia

André Lopes Béda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Ver Mais
508110682