A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de agosto de 2018
Anuncie Aqui
8496

Viagens longas aumentam o risco de trombose venosa

20 JUL 2007 - 16h11min
boa saúde

A trombose venosa é a coagulação do sangue na luz vascular, o que resulta em dificuldade da chegada de nutrientes e oxigênio para o local afetado. Além disso, os trombos formados podem se deslocar para a circulação sistêmica e ocluir pequenos vasos de órgãos nobres, culminando especialmente em infarto pulmonar. Os principias fatores de risco para trombose venosa são a estase sanguínea, decorrente da imobilidade prolongada, a lesão da parede vascular secundária a traumas, e os estados de hipercoagulabilidade geralmente hereditários. Os locais mais comuns, de surgimento de trombose venosa, são os membros inferiores.


Uma recente publicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que viagens, com duração superior a quatro horas, dobram o risco de ocorrência de trombose venosa. Por sua vez, estima-se que o risco absoluto de desenvolvimento da trombose, após pelo menos quatro horas de imobilização, seja na ordem de 1 para 6.000.


Os sintomas da trombose venosa são especialmente a dor no membro atingido e o inchaço local, podendo haver modificação da cor da pele suprajacente. A migração dos trombos venosos formados pela circulação pode resultar em dor no peito e dificuldades respiratórias, um quadro denominado tromboembolismo pulmonar, o qual culmina em infartos neste órgão.


Diversos meios de transporte elevam a chance de trombose venosa, secundária a permanência em posição sentada por longo tempo, destacando-se as viagens aéreas, de trem, ônibus e automóvel. Outros fatores que influem no risco do evento são obesidade, extremos de altura (maior que 1,90 m ou menor que 1,6 m), uso de anticoncepcionais orais e distúrbios da coagulação sanguínea.


Assim, deve-se procurar não permanecer imóvel por longos períodos, durante as viagens. A parada para caminhar alguns metros contribui na proteção contra a trombose venosa.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em véspera de feriado, idoso encontra ossada no Bairro Alto e aciona a Polícia Civil

2
Anastácio

Silvão, vítima de acidente na BR-262, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local

3
Aquidauana

Caminhão colide em outro, tomba na ribanceira e motorista fica preso às ferragens

4
Policial

Menino de 8 anos é estuprado em fazenda do Pantanal de MS

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
4,63m
Miranda
3,27m
Aquidauana
3,28m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aqui Estamos Nós, Outra Vez, Mas Vitoriosos!

Raquel Anderson

Jeito aquidauanense!

Robinson L Araujo

TER PACIÊNCIA! UM ATO DE PERSEVERANÇA EM DEUS

Ver Mais Colunas
498110669
Campanha 126 Anos de Aquidauana - Supermercados Princesa_2