A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de Setembro de 2017
Anuncie Aqui
8474

Pecuária: Governo inicia na sexta-feira treinamento de técnicos do Precoce MS

17 OUT 2016 - 19h59min
Governo do MS
Na próxima sexta-feira, dia 21 de outubro, a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) promove o primeiro treinamento voltado aos profissionais que desejam trabalhar com a prestação de assistência técnica a produtores de animais dentro do Subprograma de Apoio à Modernização da Criação de Bovinos (Proape-Precoce/MS), do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (o antigo Programa Novilho Precoce).
 
O evento acontecerá no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e os técnicos interessados podem se cadastrar no Subprograma Proape-Precoce/MS até o dia 20/10 (mais informações no item Cronograma e Cadastro abaixo).
 
Criado há 24 anos para incentivar a produção de bovinos em Mato Grosso do Sul, o antigo Programa Novilho Precoce foi reformulado em julho pelo Governo do Estado para atender as crescentes exigências do mercado consumidor de carne. A resolução que explica a nova forma de operação do subprograma foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) em 8 de setembro deste ano, a Resolução Conjunta SEFAZ/SEPAF nº 069/ 2016 de 30 de agosto de 2016) e o decreto que estabelece prazos de cadastro e cronograma das ações do Subprograma foi divulgado em julho.
 
Funcionamento
 
O Proape-Precoce/MS é operacionalizado por meio de parceria entre as secretarias de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) e de Fazenda (Sefaz) de Mato Grosso do Sul; os Serviços de Inspeção Animal da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MS); a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de MS (Iagro); a Embrapa Gado de Corte; e os conselhos Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV/MS) e de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea/MS).
 
Entre os objetivos estão: estimular os produtores rurais do Estado a adotarem modernas técnicas de criação, favorecendo a produção de animais de qualidade de carcaça superior, utilizando boas práticas de criação para o aumento da sustentabilidade ambiental da atividade e para avanços na gestão sanitária individual do rebanho sul mato-grossense; aumentar o desfrute do rebanho de corte; estimular o mercado de qualidade além de incentivar a eficiência e a eficácia do produtor rural, premiando com incentivo financeiro a qualidade do produto obtido (animal) e o nível do processo produtivo.
 
Podem participar do subprograma produtores rurais de Mato Grosso do Sul que atendam aos critérios exigidos. Clique aqui para conferir, os detalhes estão descritos a partir da página 6.
 
Cronograma e Cadastro
 
Desde o último dia 26 de setembro foi aberto o cadastramento visando à capacitação de profissionais para a prestação de assistência técnica aos produtores rurais, na atividade de produção de animais para o Subprograma.
 
A partir de 28 de novembro começa o cadastramento dos produtores rurais interessados na adesão ao Subprograma.
 
Em 9 de janeiro de 2017 terá início o credenciamento das indústrias frigoríficas que tenham interesse em adquirir bovinos precoces produzidos no sistema de produção estabelecido pelo Subprograma.
 
Para participar do treinamento o técnico deve realizar o seu cadastramento, diretamente no site da Sepaf. O profissional responsável técnico que desejar se cadastrar no Subprograma deve previamente se cadastrar no portal do ICMS transparente, indo pessoalmente em qualquer Agenfa e pegar uma senha de acesso. Depois, acessar o site da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (www.sepaf.ms.gov.br), clicar no banner Proape- Precoce/MS e no botão ?cadastramento de profissional? para preencher informações adicionais ? com anexo de documentos exigidos.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Motorista morre após perder controle da direção

2
Anastácio

Embriagado, soldado do Exército é preso após bater contra muro

3
Aquidauana

Artesão e marceneiro, Zé Descamisado não veste uma camiseta há 40 dias

4
Policial

Carreta descontrolada atinge carros em bloqueio e mata duas pessoas

Vídeos

Sucuri maltratada por turistas em Albuquerque - Distrito Corumbá MS

Carreta Hospital do Câncer de Barretos

Banda grava clipe musical entre vagões da estação ferroviária de Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,38m
Miranda
2,11m
Paraguai
3,46m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: E AGORA, ARNALDO?

Valdemir Gomes

Adeus...

Raquel Anderson

As belas lembranças da vida que agora doem!

Ver Mais Colunas
498110557