A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Maio de 2017
Anuncie Aqui
8461
Policial

MS: preso atualizava o Facebook do presídio de segurança máxima

28 JUN 2012 - 16h30min
G1 MS
A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) em Mato Grosso do Sul determinou, nesta quarta-feira (27), o isolamento em cela disciplinar do detento Alexander Pereira Fresneda, 28 anos, que está no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. A penalidade foi imposta depois que descobriu-se que Fresneda usava um celular dentro do estabelecimento penal e atualizava uma conta no Facebook. A rede social servia para manter contato com parentes e amigos e para postagem de fotos dele na prisão.
 
Fresneda está no presídio de Segurança Máxima desde 2009, quando foi recapturado por tráfico de 19,7 quilos de maconha e posse ilegal de arma. Antes, esteve foragido durante cerca de dois meses, quando quebrou o regime semiaberto que cumpria desde dezembro de 2008.
 
No Facebook, o detento mantinha uma conta desde 2011 como Alex Pereira e já tinha 79 amigos. Entre as mensagens, consta uma felicitação publicada em dezembro do ano passado. ?Desejo a todos um feliz Ano Novo?.
 
Em outra ocasião, Fresneda lamentou a morte de um primo. ?Luto. Hoje minha família chora por termos perdido um primo muito querido e humilde, mas onde você estiver pode ter certeza de que sempre lembrarei de você. Fica em paz. A Justiça vai ser feita. Ela tarda, mas não falha?, dizia a postagem do dia 29 de janeiro de 2012.
 
Nesse mesmo ano, no dia 21 de março, ele publicou uma mensagem para uma parente e pede a ela que entre em contato com ele. ?E aí prima, tudo bem com você? Qualquer coisa me liga e manda um beijo para a avó. Se cuida?, escreveu.
 
Histórico
 
No sistema da Polícia Civil consta que Fresneda está preso, pelo menos, desde 2006. Antes desse período, não constam informações, já que não havia sido implantando o Sistema Integrado de Gerenciamento de Operações (Sigo).
 
No processo de execução de pena de Fresneda, existente no site do Tribunal de Justiça em Mato Grosso do Sul (TJ-MS), consta que em julho de 2007 a Justiça negou o pedido de progressão de regime. Em fevereiro de 2008, a defesa do condenado entrou com nova solicitação de progressão, o que foi aceito em setembro daquele ano.
 
Em novembro de 2008, Fresneda passou para o regime semiaberto na antiga Colônia Penal Agrícola (CPA). No dia 30 de dezembro de 2008 ele fugiu. Foi recapturado no dia 12 de fevereiro de 2009, quando foi levado para o Presídio de Segurança Máxima.
 
Em nota oficial, a Sejusp informou que a conta do detento foi cancelada e foi aberto procedimento interno para apurar as circunstâncias do fato. Conforme a secretaria, já está sendo estudada uma forma de bloquear o uso de celulares de dentro do presídio. A dificuldade principal, segundo o Sejusp, é uma torre de telefonia que emite um sinal muito forte perto do complexo. Para coibir o uso dos aparelhos, operações pente fino têm sido realizadas com frequência no local.
Preso mantinha conta desde 2011 e tinha 79 amigos
Preso mantinha conta desde 2011 e tinha 79 amigos / Reprodução/Facebook
Preso mantinha conta desde 2011 e tinha 79 amigosFresneda mandou até Feliz Ano NovoAlex Pereira lamentou a morte de um primoNas mensagens, o preso até avisa parentes para que entrassem em contato com ele

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Assassinato de Katiele Cordeiro choca e promove debate sobre feminicídio

2
Policial

Animal na pista ou "fechamento" podem ter causado acidente na BR 262

3
Aquidauana

Artista de rua recria Chaves e encanta público de Aquidauana

4
Ciência

Aquidauanense é premiado em feira internacional

Vídeos

Alimentos feito com polpa de bocaiúva

Reforma sede da Rotai

Blitz educatica frente ao Exercito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,28m
Miranda
Paraguai
3,93m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Chovendo

Valdemir Gomes

Ufa!

Rosildo Barcellos

Amor em Preto e Branco

Ver Mais Colunas
481710723