A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8498
Atenção

Operação Pré-piracema começa neste domingo em Mato Grosso do Sul

Fiscalização intensificada se estende até o dia 6 de novembro às 8h

30 SET 2017 - 18h00min
DValentim

O Comando da PMA (Polícia Militar Ambiental) intensifica a partir deste domingo (1º) às 0h, a Operação Pré-piracema, que envolverá 362 policiais. A operação se estende até o dia 6 de novembro às 8h, permanecendo um dia depois do fechamento da pesca na Bacia do Rio Paraguai, que ocorrerá no dia 5 de novembro.

A operação engloba a operação Padroeira do Brasil e a operação Dia de Finados, que são realizadas todos os anos. A ação normalmente acontecia a partir do dia 25 de outubro até um dia depois do fechamento da pesca na bacia do Rio Paraguai, dia 5 de novembro, mas desde 2013 tem sido antecipada para o dia 1 de outubro, em razão dos problemas encontrados nos últimos dois meses de pesca aberta, em todos os anos.

No mês de setembro de 2016, foram 35 pescadores autuados, com apreensão de 999 kg de pescado ilegal. Foram apreendidos 2800 metros de redes de pesca (petrechos proibidos). No mês de outubro de 2016, durante a Operação Pré-piracema, a PMA autuou 88 pessoas e apreendeu 762 kg de pescado.

Devido a participação das 25 Subunidades da PMA no Estado, os trabalhos administrativos serão reduzidos durante a operação, para o emprego do maior número possível de policiais, porque, além do combate e prevenção à pesca predatória, os trabalhos preventivos e repressivos ao tráfico de papagaio precisam continuar neste período reprodutivo da espécie.

A prevenção e combate a outros crimes ambientais, tais como, ao transporte de produtos perigosos, desmatamento, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, bem como demais crimes contra a flora não deixarão de ser efetuados.

Crimes de natureza diferente à ambiental, como tráfico de drogas, contrabando, descaminho, porte ilegal de armas, entre outros, serão coibidos nas barreiras da PMA, como tem sido realizado nos trabalhos rotineiros.

A Polícia Militar Ambiental tem reforçado em todos os anos durante o mês de setembro e outubro a fiscalização nos rios, no intuito de prevenir e reprimir a pesca predatória, tendo em vista a proximidade do período de piracema e, portanto, quando vários cardumes já se encontram formados. Por esta razão, a quantidade de turistas e pescadores do Estado se intensifica, exatamente, em razão das facilidades de captura do pescado neste período.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mãe deixa filha de 6 anos sozinha em casa para ir beber em bar

2
Nota de Falecimento

Capitão Bertoldo morre na Capital após rompimento da aorta

3
Geral

Alerta prevê tempestades em 43 municípios de Mato Grosso do Sul; veja lista

4
Política

Em Miranda, Temer anuncia investimento de R$ 4 bilhões ao meio ambiente

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,87m
Miranda
2,28m
Paraguai
2,41m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“NATUREZA TRANSFORMANDO PESSOAS”

Raquel Anderson

Oswaldão e o horário de Verão!

Pedro Puttini Mendes

Aquidauana: "meio" ambiente ou um ambiente inteiro?

Ver Mais Colunas
498110645