A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de junho de 2018
Anuncie Aqui
8494
Policial

Polícia Militar de Mato Grosso do Sul completa hoje 178 anos

5 SET 2013 - 17h41min
redação
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul celebra, nesta quinta-feira, cinco de setembro, mais um ano de trabalho pela segurança dos moradores da região. A história que começou em 1835 com o Corpo Policial Homens do Mato ganha mais um capítulo em 2013. A necessidade da criação de uma força específica para proteger cidadãos e cidadãs e reduzir a criminalidade remonta, na área ocupada pelo Mato Grosso do Sul, ao século XVII e segue até os dias de hoje. Os homens do mato deram lugar à força policial que foi evoluindo até chegar ao modelo atual.  
 
A divisão do Estado foi um marco para a instituição que passou a se chamar Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Os iniciais um batalhão e quatro companhias independentes deram lugar a 16 batalhões, a seis companhias independentes e a um esquadrão independente responsáveis pela segurança de quase dois milhões de pessoas em todo Estado.
 
Anualmente, a PM promove capacitações para atualização e promoção de integrantes da tropa. São cursos de Formação de Sargentos, Formação de Cabos, Aperfeiçoamento de Sargentos, Habilitação para Oficiais Administrativos, Aperfeiçoamento de Oficiais, além da frequência em cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. 

O trabalho diário pode ser visto em números e pesquisas. Nos últimos cinco anos foram apreendidos mais de 200 toneladas de entorpecentes, 1152 armas de fogo, 900 mil pacotes de cigarro e presas em flagrante quase nove mil pessoas. O Mapa da Violência, divulgado em julho, mostrou a evolução. A Cidade Morena teve a segunda maior redução de mortes por arma de fogo em dez anos, atrás apenas de São Paulo, tornando-se a 6ª capital mais segura no ranking. 
 
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Veículos batem de frente em Miranda, pegam fogo e dois homens morrem

2
Policial

Homem sofre tentativa de homicídio no Terminal Rodoviário de Aquidauana

3
Aquidauana

Vítima de facada no Terminal Rodoviário continua no hospital sem previsão de alta

4
Policial

Mulher é salva pela PM após cair em buraco e ficar soterrada

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,23m
Miranda
3,68m
Aquidauana
2,92m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

De...

Robinson L Araujo

A IMPORTÂNCIA EM CONHECER A PALAVRA DE DEUS

Raquel Anderson

Calada noite

Ver Mais Colunas
498110611