A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Policial

Pronasci reduz contrapartida de estados e municípios

19 SET 2007 - 15h02min
assessoria de comunicação

Os estados e municípios terão um motivo a mais para aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O Ministério da Justiça decidiu que a contrapartida deles será menor do que a cobrada normalmente em convênios firmados com o governo federal.


Para as regiões Sul e Sudeste, essa contrapartida cairá de 20% para 2%. E para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, de 10% para 1%. Segundo o secretário-executivo do Ministério, Luiz Paulo Barreto, a redução é importante, exigindo dos beneficiados não o dinheiro, mas o envolvimento com uma nova gestão e política de segurança pública. "Nós resolvemos incentivá-los (a participar do Programa) e ao mesmo tempo desonerá-los,  para que possam investir no mecanismo de gestão do Pronasci", explicou o secretário.


Novo paradigma- Barreto explicou que os convênios do Programa têm condicionado os estados e municípios a uma mudança de paradigma no que diz respeito ao investimento em segurança pública. "Estamos seguindo o modelo tradicional, de compras de viatura e armas. Mas também tentamos privilegiar a prevenção à violência".


De acordo com o secretário, não basta atacar as conseqüências, mas também as causas, que são os fatores que geram a violência. O objetivo é evitar que o crime seja cometido. "Este é o principal desafio do Pronasci", acredita .


As ações do Programa têm sido discutidas com secretários de segurança pública e justiça dos estados onde estão 11 regiões metropolitanas que contarão inicialmente com o Programa. Luiz Paulo Barreto citou o caso da Bahia como um bom exemplo a seguir. "Eles já fizeram um trabalho interno muito bem feito para começar a receber os projetos", disse.

Veja também

Mais Lidas

1
Região

Comerciante de Miranda se assusta com bombons cheios de larvas

2
Policial

Após tiros com bala de borracha e perseguição, PM prende 3 por tráfico

3
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar casa da irmã após dormir no Cemitério Municipal

4
Aquidauana

Aquidauana: inscrições para vagas com salário de até R$ 6,2 mil terminam hoje

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110641
SERIEMA 1260