A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8500
Policial

Resgate busca mais vítimas de queda de ponte que matou 7 nos EUA

2 AGO 2007 - 09h01min
folha on line

Equipes de resgate continuam a buscar vítimas nesta quinta-feira após o desabamento de uma ponte em Minneapolis, no Estado de Minnesota (centro-norte ocidental dos EUA), que matou ao menos sete pessoas ontem. Vários carros foram lançados no rio Mississippi quando a ponte desabou pouco depois das 18h locais (20h de Brasília) --bem na hora do rush desta quarta-feira. O motivo do desabamento ainda está sob investigação.


Segundo autoridades, entre 30 e 50 carros foram jogados no Mississippi. Na estrutura que resta da ponte da rodovia interestadual 35W, ainda podem ser vistos outros carros destruídos. Ao menos 62 pessoas ficaram feridas no desabamento e o número de vítimas pode aumentar ao longo do dia --há ao menos 20 desaparecidos.


O Departamento de Transporte de Minnesota afirmou à mídia local que 200 mil carros usavam a ponte diariamente. A ponte foi construída em 1967 e passava por reformas nos últimos meses.


O presidente da Progressive Contrators (que realizava as reformas na ponte), Mike McGray, afirmou que havia oito trabalhadores na ponte no momento do desabamento, e um deles ainda está desaparecido.


Vídeo
A rede de TV americana CNN afirma que imagens do desastre foram gravadas por uma câmera de segurança da ponte. O vídeo mostra a parte central da estrutura da ponte desabando sobre o rio em menos de quatro segundos. A parte norte aparentemente caiu primeiro, e a parte sul a seguiu rapidamente.


Algumas autoridades locais já falam em nove mortes, mas o número ainda não é oficial. Ainda há 20 pessoas desaparecidas depois que os carros caíram no rio.


"Estamos tentando descobrir onde possíveis sobreviventes estariam agora. É possível que encontremos alguém com vida, mas a chance é bem pequena", disse o chefe do corpo de bombeiros local, Jim Clack, citado pela CNN.


Ele descartou a possibilidade de um ataque terrorista ter causado o colapso da ponte. "Foi um problema estrutural", disse. O Departamento de Segurança Nacional dos EUA também disse que não há razões para crer que o episódio tenha sido causado por um ataque.


Defeitos
O governador do Estado de Minnesota, Tim Pawlenty, disse que ponte fora inspecionada em 2005 e 2006 e nenhum defeito estrutural foi encontrado.


De acordo com a CNN, no entanto, um estudo conduzido em 2001 pelo Departamento de Transporte de Minnesota encontrou "vários problemas por tempo de uso" na ponte.


O estudo sugere que o desenho das pilastras principais da ponte poderia causar um colapso se alguma das estruturas de apoio tivesse falhas. Ainda assim, a avaliação disse que um episódio do tipo seria improvável que a substituição da ponte poderia ser adiada.


Todos os sobreviventes --muitos dos quais ficaram isolados em pedaços da ponte sobre o rio-- foram retirados do local, segundo o chefe de polícia Tim Dolan. As operações de resgate foram interrompidas durante a noite devido ao risco no local, mas recomeçaram nesta manhã.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem sai para ir ao banco e desaparece em Aquidauana

2
Aquidauana

Família procura por adolescente de 14 anos sumida há 2 dias em Aquidauana

3
Aquidauana

Motociclista invade preferencial é atingido por caminhão e arrastado por 30 metros

4
Anastácio

Motociclista perde controle da direção, cai sozinho e morre na Estrada Monjolinho

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: ANTES QUE TERMINE O DIA...

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Ver Mais Colunas
498110574