A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de março de 2019
Anuncie Aqui
8494
Policial

Resgate busca mais vítimas de queda de ponte que matou 7 nos EUA

2 AGO 2007 - 09h01min
folha on line

Equipes de resgate continuam a buscar vítimas nesta quinta-feira após o desabamento de uma ponte em Minneapolis, no Estado de Minnesota (centro-norte ocidental dos EUA), que matou ao menos sete pessoas ontem. Vários carros foram lançados no rio Mississippi quando a ponte desabou pouco depois das 18h locais (20h de Brasília) --bem na hora do rush desta quarta-feira. O motivo do desabamento ainda está sob investigação.


Segundo autoridades, entre 30 e 50 carros foram jogados no Mississippi. Na estrutura que resta da ponte da rodovia interestadual 35W, ainda podem ser vistos outros carros destruídos. Ao menos 62 pessoas ficaram feridas no desabamento e o número de vítimas pode aumentar ao longo do dia --há ao menos 20 desaparecidos.


O Departamento de Transporte de Minnesota afirmou à mídia local que 200 mil carros usavam a ponte diariamente. A ponte foi construída em 1967 e passava por reformas nos últimos meses.


O presidente da Progressive Contrators (que realizava as reformas na ponte), Mike McGray, afirmou que havia oito trabalhadores na ponte no momento do desabamento, e um deles ainda está desaparecido.


Vídeo
A rede de TV americana CNN afirma que imagens do desastre foram gravadas por uma câmera de segurança da ponte. O vídeo mostra a parte central da estrutura da ponte desabando sobre o rio em menos de quatro segundos. A parte norte aparentemente caiu primeiro, e a parte sul a seguiu rapidamente.


Algumas autoridades locais já falam em nove mortes, mas o número ainda não é oficial. Ainda há 20 pessoas desaparecidas depois que os carros caíram no rio.


"Estamos tentando descobrir onde possíveis sobreviventes estariam agora. É possível que encontremos alguém com vida, mas a chance é bem pequena", disse o chefe do corpo de bombeiros local, Jim Clack, citado pela CNN.


Ele descartou a possibilidade de um ataque terrorista ter causado o colapso da ponte. "Foi um problema estrutural", disse. O Departamento de Segurança Nacional dos EUA também disse que não há razões para crer que o episódio tenha sido causado por um ataque.


Defeitos
O governador do Estado de Minnesota, Tim Pawlenty, disse que ponte fora inspecionada em 2005 e 2006 e nenhum defeito estrutural foi encontrado.


De acordo com a CNN, no entanto, um estudo conduzido em 2001 pelo Departamento de Transporte de Minnesota encontrou "vários problemas por tempo de uso" na ponte.


O estudo sugere que o desenho das pilastras principais da ponte poderia causar um colapso se alguma das estruturas de apoio tivesse falhas. Ainda assim, a avaliação disse que um episódio do tipo seria improvável que a substituição da ponte poderia ser adiada.


Todos os sobreviventes --muitos dos quais ficaram isolados em pedaços da ponte sobre o rio-- foram retirados do local, segundo o chefe de polícia Tim Dolan. As operações de resgate foram interrompidas durante a noite devido ao risco no local, mas recomeçaram nesta manhã.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente entre dois carros deixa um morto e oito feridos perto de Aquidauana

2
Aquidauana

Aos 39 anos, morre o professor Claudilei Castilho Sanches

3
Aquidauana

Embriagado, jovem fica ferido ao bater carro em caminhão parado em Aquidauana

4
Aquidauana

Ponte Velha sobre o Rio Aquidauana é interditada novamente para reparos

Vídeos

CCE Centro Cristão de Ensino leva conhecimento e valores a crianças e adolescentes para a vida toda

Em capotamento, airbag salva motorista da morte em Aquidauana

Incorporação dos Alunos do Núcleo de preparaçao de Oficiais da Reserva (NPOR)

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min18 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,65m
Miranda
5,48m
Aquidauana
4,23m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nada...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE (NÃO) ADMIRAR: O HORROR

Paulo Corrêa de Oliveira

MISTÉRIOS DA PONTE VELHA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Fabiana Melo de Rezende - Ginecologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Camping

Camping Pequi - Estrada da Margem Esquerda

, - 79210-000 Anastácio/MS (55) (67) 3245-0949/ www.pantanalpequi.com.br
Telefones Úteis

Policia Civil - Delegacia Regional - DRPA

Luís da Costa Gomes, 555 Cidade Nova - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241- 8203
Ver Mais
508110636