A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Política

Brasil já atingiu meta de redução de pobreza, afirma Lula

3 SET 2007 - 09h13min
estadão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou, nesta segunda-feira, 3, em seu programa semanal de rádio, Café com o Presidente, sobre as oito metas do milênio para o Brasil. Segundo Lula, a meta de reduzir pela metade o número de brasileiros vivendo em extrema pobreza já foi atingida - o índice caiu de 8.8 para 4.2. "Usando o parâmetro do salário mínimo, a taxa de pobreza extrema caiu de 28% para 16% e o da pobreza caiu de 52% para 38%".
 
Lula também citou o desmatamento. "Entre 2005 e 2007, foram 52% de diminuição do desmatamento", disse. O presidente acrescentou que será possível reduzir o desmatamento ainda mais porque agora é possível monitorar via satélite as florestas. Além disso, disse que o número de áreas de conservação passou de 265 para 288, , entre 2002 e 2006.


Sobre o Plano Plurianual, Lula disse que o Orçamento prevê investimento na área social de R$ 72,9 bilhões. Questionado se isto não representa um gasto muito grande para esta área, Lula disse que "é preciso mudar a terminologia de gastos para investimentos". "Durante 500 anos se trabalhou para aumentar a desigualdade, nós agora temos que trabalhar para diminuir essa desigualdade", disse.


Segundo Lula, investimento na área social resulta em menos jovens na criminalidade, menos desemprego, e menos pessoas sofrendo por falta de assistência médica ou saneamento básico. "Na verdade é tudo que o povo quer", afirmou Lula.


Lula disse ainda que o Plano Plurianual prevê ainda que, até 2010, sejam construídas 10 universidades federais novas, 48 novos campi e 214 novas escolas técnicas. "Educação para nós é o pilar principal que vai levar o Brasil a se transformar em uma nação desenvolvida", afirmou.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

3
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

4
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oba!

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110810