10 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Conselho de Ética define hoje relatoria de novo processo contra Renan

14 AGO 2007 - 10h09min
folha on line

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), se reúne nesta terça-feira com os três relatores do primeiro processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para definir quem vai ficar com a relatoria do novo processo contra o peemedebista no conselho.


Quintanilha convidou os mesmos senadores, que já relatam a denúncia que liga Renan à empreiteira Mendes Júnior, para assumirem a segunda investigação. Os senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) afirmaram, no entanto, que não estão dispostos a aceitar o convite porque temem atrasos na primeira investigação por acúmulo de trabalho.


O terceiro relator, senador Almeida Lima (PMDB-SE), disse estar disposto a relatar a nova representação contra Renan por já estar por dentro de detalhes das investigações.


No novo processo, será investigada a denúncia de que Renan teria beneficiado a Schincariol junto ao INSS depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), a preço acima do mercado.


Mesa Diretora
O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), remarcou para esta quinta-feira a reunião da Mesa Diretora para decidir se enviará ao Conselho de Ética da Casa a terceira representação contra Renan.


Segundo o senador, Renan precisa ser notificado sobre a reunião, por isso decidiu deixá-la para quinta-feira. Inicialmente, a reunião estava marcada amanhã.


Dias afirmou que a nova representação deve ser encaminhada pela Mesa Diretora ao Conselho de Ética da Casa. Ele vai presidir a reunião, uma vez que o primeiro vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), estará fora de Brasília. Como Renan é citado na acusação, também não poderá presidir a reunião.


Na opinião do senador, a Mesa não tem poderes para arquivar a representação. "Na minha opinião, não há nenhuma chance de a representação não passar. Pela lógica não vejo como não passar", afirmou.


O pedido de investigação foi apresentado pelo PSDB e o DEM (ex-PFL). Os dois partidos cobram apuração sobre a denúncia de que Renan teria usado "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. Dias considera que a denúncia amplia a necessidade de investigações do conselho sobre o presidente do Senado.


Corregedoria
O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), vai convidar o usineiro João Lyra a prestar depoimento sobre a denúncia de que Renan usou "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas. Conforme a denúncia publicada pela revista "Veja", o senador firmou uma sociedade oculta com Lyra para comprar o grupo JR Radiodifusão.


Como a corregedoria não tem poderes de convocação, Lyra será convidado a prestar depoimento. Segundo assessores de Tuma, a data será marcada de acordo com a disponibilidade do usineiro, mas deve ocorrer ainda esta semana, uma vez que o corregedor tem pressa para apurar as denúncias.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Covid-19: sobe o nível de alerta para Aquidauana e Anastácio; veja o novo relatório

2
Aquidauana

Dupla sertaneja de Aquidauana homenageia o pai no Caldeirão do Huck

3
Policial

Namorados, jovens que morreram com minutos de diferença em acidente tinham 17 e 21 anos

4
Aquidauana

Fazendeiro de Aquidauana é preso com jacaré abatido e multado em R$ 5 mil

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"UM PATO FEIO"

Raquel Anderson

pobre Pai pobre!

Valdemir Gomes

Peço...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Clubes

GRESSA

Quintino Bocaiúva, s/n Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4142
Transportes

TONINHO

Rua Antonio Campelo, 1953 Bairro Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6777 / 99
Ver Mais