A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8826-->
Política

Debate traz novas perspectivas para a Lei do Trote Cultural

31 AGO 2007 - 15h07min
assessoria de comunicação

A audiência pública que teve como finalidade discutir a vigência da Lei n°. 2.929 de 9 de dezembro de 2004 (Lei do Trote Cultural) desde sua promulgação e adequação a novas alternativas de recepção dos estudantes nas universidades teve um bom resultado, conforme o proponente da audiência, deputado Antônio Carlos Arroyo (PR).


De acordo com Arroyo, o debate entre os acadêmicos e a Comissão Organizadora do Univershow e autoridades presentes apontou novas perspectivas na realização do trote. Por parte dos acadêmicos, foi solicitado um dia especifico para a realização do Univershow, já que o inicio do ano letivo das universidades começam em datas diferentes, dificultando a participação dos alunos no evento. Também foi sugerida pelos estudantes a criação de novos eventos de caráter cultural para comemorar a recepção dos calouros nos estabelecimentos de ensino superior.


Dr. Aluízio Franco, que no ato representou a Secretaria de Segurança Pública, afirmou que o órgão está disposto a assegurar e proteger os calouros que entram, a cada ano, nas universidades. "Eles não deveriam ser recebidos com opressão, e sim com festa, pois passaram em um processo de seleção complicado", comentou Franco.


O  representante da OAB, Leandro Alcides, repudiou os atos praticados em trotes violentos recentemente noticiados na imprensa e acredita que a aplicação desta lei irá coibir a violência ainda existente em alguns trotes.


A coordenadora do núcleo de Assuntos Estudantis da Uniderp, Juraci Galvão, mencionou que o resultado do Univershow é tão positivo, que mudou a postura existente entre calouros e veteranos, que passaram a se mobilizar com solidariedade para a realização de uma festa entre eles, uma noite cultural, que termina com alegria, sem vandalismos, além de proporcionar a integração de todas as instituições de ensino superior de Campo Grande.


Américo Calheiros elogiou a idéia de chamar a sociedade para discutir um assunto tão importante por meio da audiência pública e afirmou que a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está aberta para sugestões e parcerias que forem necessárias para a realização dos trotes culturais.


Participaram da audiência diversas autoridades, entre elas; Bethy Prado, representando a UCDB; Sabrina Rodrigues, representando a FCG; Leandro Alcides de Moura Moura, representando a OAB; Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; Aluízio Franco, representando o secretário de segurança pública; Reni dos Santos, vice-presidente da Comissão Organizadora do Univershow; Juraci Galvão Oliveira, representando a UNIDERP e Rosa Maria Fernandes de Barros, pró-reitora da UFMS.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

2
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

3
Nota de Falecimento

Jorge Kuzano morre após ser atropelado por caminhonete em Piraputanga

4
Policial

Polícia suspeita de crime passional no sumiço de servidora e homem é preso

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,14m
Miranda
2,20m
Paraguai
3,58m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Policia Rotay

Rua Jose Duarte, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6638
Supermercados

Supermercado Bom Clima

Marechal Mallet, 1050 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2634
Moto Táxi

Moto Táxi Central

Rua Teodoro Rondon, 715 Centro - Ponto de referência: frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2075
Ver Mais
508110669