A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Política

Delcídio quer acordo de lideranças para aprovar projeto

12 SET 2007 - 14h23min
assessoria de comunicação

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) propôs na tarde desta terça-feira um acordo de lideranças para aprovar o Projeto de Resolução que altera a Regimento Interno do Senado e permite que as sessões de votação dos pedidos de cassação do mandato dos senadores seja aberta ao público e possam ser acompanhadas , inclusive, pelos veículos  de comunicação. O projeto foi apresentado por Delcídio e o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) e conta com as assinaturas de 41 senadores de todos os partidos.


Delcídio subiu à tribuna do Senado para afirmar que a aprovação do projeto vai dar transparência ao processo, além de permitir que todos os parlamentares exponham as suas posições.


- Essa resolução permite que se exercite o contraditório e, em função disso, a opinião pública brasileira terá as condições necessárias para fazer também o seu juízo de valor. E não podemos esquecer que esse modelo segue o que é praticado na Câmara dos Deputados, onde  as sessões são abertas. O que se preserva são as votações, que continuarão secretas, como determina a Constituição - ponderou o senador.


Delcídio lembrou que, quando o Senado tem intenção de votar, até mesmo projetos de emenda constitucional, consegue efetivamente fazê-lo,  a despeito do Regimento.


-  Foi com esse espírito que apresentamos este Projeto de Resolução. Se, efetivamente, apesar das 41 assinaturas já coletadas e que estão sendo entregues à Mesa Diretora do Senado,  não houver acordo entre lideranças, não tenho dúvida de que todos os parlamentares e as lideranças do Senado Federal assinarão este projeto de resolução - afirmou.


O senador Eduardo Suplicy disse que, apesar do pouco tempo que falta para a sessão de quarta-feira, quando será apreciado o pedido de cassação por que quebra do decoro parlamentar do mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL), ainda existe a possibilidade de ser votada a proposta apresentada por ele e Delcídio.


- Para que possamos aprovar o projeto é preciso haver consenso. E esse consenso pode ser obtido se  o presidente Renan Calheiros manifestar ao seu próprio partido, ao PT e a todos os demais líderes,  que ele avalia como próprio que a sessão se torne aberta. De tal maneira que não se venha a dizer depois, junto ao Supremo Tribunal Federal, que tivemos aqui uma ação de véspera que visou  contrariar a possibilidade de defesa prevista no Regimento. Seria preciso deixar claro que o próprio senador Renan Calheiros avaliou adequada e possível a modificação, até em benefício de sua defesa perante os Senadores e, mais do que isso, perante o povo brasileiro, pois, pelos meios de comunicação, poderá argumentar e colocar inteiramente as suas razões - afirmou Suplicy.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Dono de motel em Aquidauana é preso com fuzil e munições na Vila Paraíso

2
Aquidauana

Motociclista fica ferido ao perder controle e cair em Aquidauana

3
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110867
SERIEMA FIXO