A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Política

Deputados avaliam situação dos índios na reserva de Dourados

20 AGO 2007 - 13h01min
rmt on line

Uma comissão de deputados federais visita as aldeias de Dourados nesta segunda-feira, para acompanhar a situação da população dos índios Guarani, Kaiowá e Terena. Cerca de 12 mil índios moram na região.


Integram a comissão os deputados federais Pedro Wilson (PR/GO), Eduardo Barbosa (PSDB)/MG), Henrique Afonso (PT/AC), Janete Pietá (PT/SP), Geraldo Thadeu (PPS/MG) e Geraldo Resende (PMDB/MS). Os deputados estaduais Pedro Kemp e Pedro Teruel (PT), acompanharão a comitiva.


Os parlamentares federais compõem a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A decisão de visitar o Estado foi tomada após da divulgação, pela imprensa nacional, de casos recentes de violência cometidos contra populações indígenas. De acordo com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), somente este ano foram registrados nove assassinatos e sete suicídios de índios nas aldeias de Dourados.
 
O grupo pretende averiguar ainda as condições de saúde, moradia, alimentação e problemas como alcoolismo, uso de drogas e prostituição.


Visitas anteriores
Esta não é a primeira vez que parlamentares federais vêm a Mato Grosso do Sul averiguar a situação da população indígena do Estado. Em 2005, diante da morte de dezenas de crianças indígenas por conta da desnutrição infantil, o Congresso Nacional criou uma comissão externa para analisar e investigar o problema.


Na ocasião, os deputados e senadores fizeram audiências públicas em Campo Grande e Dourados, além de terem percorrido as aldeias do município, localizado no sul do Estado.


Entidades de apoio
A comitiva convidou organizações não-governamentais como o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza) e a Coordenação dos Movimentos Sociais. Vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Dourados também devem participar da visita.

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Dono de tradicional sapataria de Aquidauana falece neste sábado

2
Aquidauana

Rapaz de 25 anos acelera Uno em cruzamento com sinal fechado e colide em moto

3
Policial

PMA apreende armas e cabeça de jacaré com caçador ilegal

4
Geral

Governo convoca nova turma de aprovados em concurso para curso de formação da Agepen

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,96m
Miranda
5,66m
Aquidauana
2,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Robinson L Araujo

A FAMÍLIA E A ESCOLA COMO REDE DE PROTEÇÃO

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110591