A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
10 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Política

Deputados cobram responsabilização por morte de peixes

22 AGO 2007 - 15h35min
assembleia legislativa de MS

Deputados estaduais cobraram providências para acabar com a mortandade de peixes nos rios Ivinhema e Paraná em Mato Grosso do Sul, que vem sendo registrada desde novembro do ano passado. O deputado Amarildo Cruz (PT) ocupou a tribuna para responsabilizar a Companhia Energética de São Paulo (CESP) pelo crime ambiental, principalmente, por ser suspeita de utilizar metais pesados para limpar as turbinas das hidrelétricas.


Para o deputado estadual Júnior Mochi (PMDB), o relatório da Unioeste, universidade do Paraná, apontou como causa das mortes dos peixes estaria sendo causada por cobre. Este material é utilizado para evitar algas e mexilhões nos reservatórios. Para o peemedebista, fica subentendido que a contaminação está sendo causada pelas hidrelétricas.


Para o líder do PT, Pedro Kemp, o legislativo deve avançar nas investigações para apurar o crime ambiental. Amarildo Cruz informou que cobrará providências do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Ministério Público Estadual (MPE) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, das Cidades, de Planejamento, de Ciência e de Tecnologia (Semac). Também apresentará requerimento cobrando as respostas da CESP.


Líder do PMDB e autor do requerimento para ouvir representantes da pesca profissional, Akira Otsubo disse que os pescadores profissionais não estão destruindo os rios. Ele cobrou a manifestação dos ambientalistas, que são contra os anzóis de galho, mas não se manifestaram sobre o grave crime ambiental ocorrido nos rios Paraná e Ivinhema. "Isto pode acabar com todos os peixes dos rios", alertou o parlamentar.


O deputado Pedro Teruel (PT) defendeu a investigação, com aval da Justiça, nas instalações da CESP. Na sua opinião, existe blindagem por parte da concessionária de energia para evitar a apuração de que estaria ocorrendo o despejo de metais pesados nos rios.

Veja também

Mais Lidas

1
Região

Comerciante de Miranda se assusta com bombons cheios de larvas

2
Policial

Após tiros com bala de borracha e perseguição, PM prende 3 por tráfico

3
Aquidauana

Aquidauana: inscrições para vagas com salário de até R$ 6,2 mil terminam hoje

4
Aquidauana

Novo piso do ginásio de Aquidauana é de última geração e dura até 20 anos

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Nas...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas