A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Política

Eleições do Parlamento Jovem acontecem hoje na Capital

14 SET 2007 - 08h27min
midia max news

As escolas inscritas no Parlamento Jovem, programa que permite aos estudantes do 1º e 2º ano do nível médio participarem das atividades do legislativo estadual, elegerão os alunos, denominados como deputados jovens, hoje. A votação acontece durante todo o dia nas escolas participantes e a apuração dos votos acontece a partir da 21h na Assembléia Legislativa.


O Parlamento Jovem foi criado através da Resolução nº. 026/2005, de autoria do deputado Antônio Carlos Arroyo (PR), e tem como objetivo formar e promover a consciência política e a liderança de jovens e adolescentes.


Estima-se que pelo menos oito mil jovens usarão a urna eletrônica, cedida pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para escolher entre 40 candidatos inscritos, os 8 deputados jovens e seus suplentes nas 12 escolas estaduais que participam do programa. A primeira fase do processo de seleção dos alunos acontece nos próprios estabelecimentos educacionais, sendo que a segunda etapa para definir os deputados estudantes será realizada entre os dias 17 a 21 de setembro nos Counes - Conselho das Unidades Escolares.


Após a definição da eleição, será oferecido aos deputados estudantes a capacitação na Assembléia Legislativa entre os dias 1º e 5 de outubro, e logo em seguida, serão diplomados pelo TRE. A data prevista para início dos trabalhos do Parlamento Jovem é dia 19 de outubro. A princípio o programa terá abrangência nas escolas públicas da Capital, mas há previsão de ampliação para escolas privadas e para todo o Estado.


Segundo Arroyo, os alunos poderão vivenciar desde agora o exercício da democracia, começando pela escolha de seus representantes nas escolas até o acompanhamento das discussões e votações de assuntos debatidos em Plenário.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Diabética e cega, jovem quer ajuda para fazer consulta e conseguir transplante

2
Anastácio

Família que perdeu tudo em incêndio precisa de doações para recomeçar

3
Aquidauana

Alespana e Marinha preparam fuzileiros para o mercado de trabalho em Aquidauana

4
Anastácio

Casa pega fogo, chamas consomem todos os pertences e matam o cachorrinho de casal

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas