A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Política

Ex-assessor de Lula pede que Renan se afaste

18 JUL 2007 - 10h36min
folha on line

O empresário Oded Grajew cobrou ontem que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, se posicionasse e pedisse o afastamento do presidente do Senado, Renan Calheiros. O Conselhão não deve tirar uma posição oficial sobre o assunto.


Grajew, que foi assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro mandato, cobrou que fosse pedido o afastamento de Renan do cargo durante discurso para as autoridades presentes na reunião de ontem.


"Precisamos nos posicionar, no curto prazo, pelo afastamento do Renan Calheiros", afirmou, acrescentando: "É nossa obrigação e responsabilidade, como membros da elite intelectual, social e empresarial do país, se posicionar sobre a crise do Senado".


Grajew ressaltou que falar de reforma política, como faziam os integrantes do Conselhão na manhã de ontem, sem mencionar a situação de Renan é como "discutir a cor da cortina da sala quando a casa está pegando fogo".


Na platéia estavam Lula e o ministro Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais). Lula discursou logo depois de Grajew. Falou de quase todos os assuntos mencionados até então na reunião, mas se absteve de comentar o caso Renan.


Após o encontro, Walfrido disse que esta decisão não cabe ao Conselhão e que não pretende pôr em votação a proposta apresentada por Grajew.


"Esse assunto que tange o presidente do Senado é exclusivamente do Senado. Não cumpre a nós do conselho opinar, como um todo, sobre o assunto", afirmou.


Também ressaltou que o Conselhão é um fórum informal, que não tem o poder de deliberar. E que a crise envolvendo Renan é um assunto do Senado.


Renan é suspeito de ter despesas pagas por um lobista da Mendes Júnior. Ele nega e, para provar que tinha rendimentos, declarou ter ganho R$ 1,9 milhão com venda de gado nos últimos quatro anos.

Veja também

Mais Lidas

1
Você Repórter

Adolescente de Aquidauana já é destaque nacional em Laço comprido

2
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

3
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

4
Você Repórter

Com muita glória família Quelho forma mais um médico

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Ver Mais Colunas
498110720