A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de Março de 2017
Anuncie Aqui
8214
Política

Governo Dilma mantém 77% de aprovação, diz CNI/Ibope

29 JUN 2012 - 12h35min
Portal UOL
A popularidade da presidente Dilma Rousseff se manteve em 77%, segundo a pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta sexta-feira (29).
 
Na última pesquisa, divulgada em março, a presidente conseguiu a mais alta avaliação desde que assumiu o cargo (77%) e índice também superior aos alcançados pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (60%) e Luiz Inácio Lula da Silva (54%) em igual período de seus governos.
 
Para 58% dos ouvidos, as gestões de Dilma e Lula têm o mesmo nível, embora 16% achem que o governo Dilma é melhor e 24% considerem pior. Um por cento dos entrevistados não sabe ou não respondeu.
 
O percentual de pessoas que afirmaram confiar em Dilma também se manteve em 72%, o mesmo índice da última pesquisa, e a parcela da população que considera o governo ótimo ou bom ficou em 59% em junho, ante a 56% em março.
 
A pesquisa
 
Os entrevistados foram questionados sobre os assuntos que mais lembravam do noticiário com temas relacionados ao governo. Os temas mais lembrados foram o caso do bicheiro Carlos Augusto Ramos, Carlos Cachoeira; as medidas econômicas e a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.
 
Com relação à maneira da presidente de governar, a aprovação manteve-se em altos índices todas as regiões do país. A maior delas está no Nordeste, com 82% da aprovação ? o mesmo valor alcançado na última pesquisa. Nas demais, o índice varia entre 75% e 77%.
 
Ao analisar o perfil dos pesquisados, os que mais confiam na presidente são idosos, com menor grau de instrução e com menor renda familiar.
 
A pesquisa avalia trimestralmente a opinião pública com relação à administração federal. A CNI/Ibope conta com margem de erro de dois pontos percentuais, cobre 140 municípios e tem grau de confiança de 95%.
 
Políticas públicas
 
Dentre os temas mais relevantes de políticas públicas, 57% aprovam as ações relacionadas ao combate à fome e à pobreza, ante 38% que desaprovam e 5% que não sabem ou não responderam.
 
As ações relativas à proteção ao meio ambiente são aprovadas por 55% dos respondentes,  desaprovada por 37% e 8% não sabem ou não responderam.
 
As atividades desenvolvidas na área da saúde tem desaprovação de 66% e aprovação de 31%, enquanto 3% não sabem ou não responderam.
 
Na educação, o percentual de desaprovação é de 54%, de aprovação é 44%, e 3% não sabem ou não responderam.
 
Já a segurança pública tem alto nível de rejeição com desaprovação de 61% e aprovação de 35%. 3% do total não sabem.
 
Do total dos entrevistas, 34% afirmam que as notícias veiculadas não são nem favoráveis e nem desfavoráveis ao governo Dilma, 28% acham que o noticiário é formado por notícias favoráveis, 15% acham que são desfavoráveis e 23% não sabem ou não responderam.
 
Economia
 
No âmbito da Economia, 61% da população desaprovam a política de impostos, contra 31% que aprovam e 8% que não responderam.
 
Sobre a política de juros, 49% da população aprovam, 41% desaprovam e 10% não sabem ou não responderam. Para as medidas aprovadas para o combate ao desemprego, 53% aprovam, 42% desaprovam e 5% não sabem.
 
Quando questionados sobre as medidas relacionadas ao combate à inflação, 47% desaprovam, 46% aprovam e 7% nao sabem.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ribeirinho relata que quase salvou menina Laura

2
Geral

Tragédia do Aquidauana: Oito dias sem Laura

3
Policial

Agente penitenciário usa Whats App para denegrir imagem de colega

4
Policial

Pistoleiro esquartejado era informante e protegido da polícia

Vídeos

Criança ainda está desaparecida nas águas do Aquidauana

Incêndio em residência em Anastácio

Lançamento de Obras em Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,46m
Miranda
2,38m
Paraguai
2,30m
Rio Cuiabá
3,72m
Rio Taquari
4,10m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

PMDB-PSDB, mais afinidades do que diferenças

Raquel Anderson

Embalando o presente

Rosildo Barcellos

Cromossomos Felizes

Ver Mais Colunas
472810425