A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
26 de maio de 2018
Anuncie Aqui
8496
Política

Jobim diz que tem carta branca de Lula e vê falta de comando no setor aéreo

26 JUL 2007 - 07h34min
folha on line

O novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, sinalizou ontem que está disposto a mudar o comando da Infraero (estatal que administra os aeroportos) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ele disse que recebeu "carta branca" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer as mudanças necessárias para acabar com a crise do setor aéreo.


"Se houver necessidade, eu tenho carta branca [para fazer mudanças]. Tenho de definir esse diagnóstico [do setor]. Não tenho como definir condutas sem antes ter um diagnóstico", afirmou Jobim logo após tomar posse no Ministério da Defesa.


O ministro Jobim assumiu ontem à tarde em meio à maior crise da história da aviação brasileira. A notícia foi antecipada pela jornalista Renata Lo Prete, editora do "Painel", e publicada na Folha.


Sem criticar seu antecessor, Waldir Pires, Jobim disse que há um problema de falta de comando no setor aéreo. "Há disparidade de ações. Ou seja, estamos com um problema de comando. E isso [comando] vai ter."


Ele fez questão de dizer que estará no comando do plano que será implementado pelo governo para solucionar o caos aéreo. "A hierarquia parte do ministro. Quem manda é o ministro."


Segundo Jobim, o problema passa pela falta de estruturação e relação entre os órgãos responsáveis pelo gerenciamento do setor aéreo. "Há um problema de falta de estruturação de inter-relação nessa situação emergencial e no Ministério da Defesa para que seja integrador de política de segurança."


Na posse de Jobim, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que é preciso repensar e fortalecer o Ministério da Defesa. "É preciso repensar nesse país o Ministério da Defesa porque o Ministério da Defesa como está, está aquém daquilo que é a exigência da sociedade brasileira, aquém do funcionamento necessário."


Segundo Lula, o novo Ministério da Defesa precisará fazer mudanças nas Forças Armadas. "Precisará de força para fazer as mudanças que precisam ser feitas desde discutir a modernização até reestruturação das Forças Armadas."

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Em apoio, empresários de Aquidauana e Anastácio levam pão e leite a caminhoneiros

2
Economia

Falta combustível em Aquidauana e Anastácio e paralisação dos caminhoneiros aumenta em MS

3
Aquidauana

Por conta da greve, Prefeitura Municipal publica nota sobre novas medidas administrativas

4
Policial

Após perseguição, Polícia apreende 316 quilos de maconha dentro da cidade

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,14m
Miranda
4,99m
Aquidauana
3,69m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

pensar...

Pedro Puttini Mendes

Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural: E agora?

Robinson L Araujo

A QUAL JESUS EU QUERO SERVIR E ANUNCIAR?

Ver Mais Colunas
498110587