A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
12 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Política

Lula e Jobim devem se reunir para tratar de mudanças na Anac e Infraero

30 JUL 2007 - 08h52min
folha on line

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, devem se reunir nesta segunda-feira para tratar de mudanças na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e na Infraero.


A reunião, inicialmente prevista para este domingo, foi adiada porque Jobim cumpriu uma agenda interna, estudando assuntos da aviação civil, e preparando uma reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), que deve ocorrer hoje.


A substituição do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, é dada como certa. A Folha Online apurou que quatro dos cinco diretores da Anac teriam concordado em entregar o cargo.


Apenas a diretora Denise Abreu, indicada na cota do ex-ministro José Dirceu, não haveria concordado com a demissão. Como os diretores da agência não podem ser demitidos e seus mandatos terminam em 2011, a pressão do Planalto e de Jobim poderia resultar em renúncia coletiva. O anúncio poderá ser feito nesta semana.


O mais cotado para assumir a presidência da Anac no lugar de Milton Zuanazzi é o brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, ex-presidente do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil). Outro nome cotado para a diretoria é o do ex-presidente da Varig e da Embraer Ozires Silva.


Dos cinco diretores da Anac, apenas Jorge Veloso pertence ao setor aéreo, sendo especialista em segurança de vôo. Zuanazzi --indicado pela ministra da Casa Civil Dilma Rousseff-- é pós-graduado em sociologia. A advogada Denise Abreu trabalhou com Dirceu na Casa Civil. Leur Lomanto foi deputado federal e assessor parlamentar da Infraero e Josef Barat é economista.


Jobim já declarou que o perfil para ocupar cargos de comando do setor aéreo é de gestor. "Ser civil ou militar, não importa. O que é importante é ser um gestor."


Ele também disse descartar indicações partidárias para o comando do setor aéreo. "Neste setor não há como se tomar decisões partidárias", afirmou o ministro.


Lula deu carta branca para que Jobim redefina o comando das duas instituições. Para a Infraero, um dos nomes cotados é o de Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil.

Veja também

Mais Lidas

1
Entrevistas

Aquidauanense é convidada para programa da Rede Globo

2
Aquidauana

Mulher inventa roubo para justificar sumiço de R$ 8 mil ao namorado em Aquidauana

3
Aquidauana

Acidente em cruzamento mobiliza Resgate dos Bombeiros

4
Aquidauana

Investidura de coroinha rouba cena em celebração de Nossa Senhora

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Abri...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas