A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8494
Política

Lula minimiza rebelião do PMDB e critica comportamento de FHC como ex-presidente

28 SET 2007 - 07h47min
folha on line

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou hoje a rebelião da bancada do PMDB no Senado. Com a ajuda do PMDB, o Senado rejeitou ontem a MP (medida provisória) que criava a Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo, chefiada pelo filósofo Mangabeira Unger, e mais de 600 cargos de confiança. Dividido, o PMDB tomou essa decisão para sinalizar sua insatisfação com o Planalto com o não atendimento dos pedidos de liberação de emendas e cargos, além do descontentamento com os petistas que defendem a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.


"Neste mesmo dia, aprovamos [na Câmara dos Deputados] todas as emendas da CPMF e o Senado aprovou várias medidas provisórias. Se gostamos quando o Senado vota favoravelmente a nós, faz parte da convivência democrática eles [senadores] votarem contra nós", disse Lula em entrevista para a Record News.


Lula disse se reunirá com as lideranças partidárias que integram o governo de coalizão na terça-feira para buscar um entendimento que permita a recriação da secretaria de Mangabeira. "Vou conversar com os líderes para encontrar uma solução. Se teve divergência, vamos encontrar um jeito de estabelecer a convergência e encontrar um instrumento que garanta o ministério."


O presidente afirmou que a idéia de criar a secretaria foi tomada de olho em 2022. "Pensava em construir projeto preparado para quando o Brasil completar 200 anos de independência. E queremos trabalhar agora."


FHC
Lula não poupou críticas ao seu antecessor Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O petista disse que FHC não se comportou adequadamente como ex-presidente.


"Somos amigos desde 1978. Isso perdurou até ele deixar a Presidência da República e não se comportar adequadamente como um ex-presidente", respondeu ele ao ser questionado sobre o motivo de nunca ter convidado FHC para tomar um café.


O presidente afirmou ainda que chegou a perguntar ao ex-presidente norte-americano Bill Clinton sobre a relação dos democratas com a ação de George W.Bush no Iraque. "Ele me disse que nos EUA os ex-presidentes não dão palpite em tomadas de posições de atuais presidentes. FHC não soube se comportar. Deu palpite o tempo inteiro."


Lula disse que fez no seu governo o FHC não quis fazer. "E não foi por incapacidade porque ele é intelectualmente preparado. Talvez porque a conjuntura política não tenha permitido ou porque ele não soube aproveitar oportunidades."


"Se tem alguém que deveria estar feliz era ele. Eu consegui fazer o Brasil que ele não conseguiu", afirmou ele se referindo a FHC.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mulher e adolescente são flagrados com pasta base de cocaína em Aquidauana

2
Aquidauana

Pista no entorno do Ginásio Poliesportivo de Aquidauana é alvo de vândalos

3
Aquidauana

Jornal O Pantaneiro disponibiliza canal para denúncias e sugestões

4
Esportes

Aquidauanense perde por 3 a 1 para o Corumbaense no Arthur Marinho

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Pousadas

Pousada Recanto das Emas

Estrada da Barra Mansa, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6180 / 998
Casas Agropecuárias

Globo Agropecuária

Rua Theodoro Rondon, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Ver Mais
508110642