A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Política

Lula minimiza rebelião do PMDB e critica comportamento de FHC como ex-presidente

28 SET 2007 - 07h47min
folha on line

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou hoje a rebelião da bancada do PMDB no Senado. Com a ajuda do PMDB, o Senado rejeitou ontem a MP (medida provisória) que criava a Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo, chefiada pelo filósofo Mangabeira Unger, e mais de 600 cargos de confiança. Dividido, o PMDB tomou essa decisão para sinalizar sua insatisfação com o Planalto com o não atendimento dos pedidos de liberação de emendas e cargos, além do descontentamento com os petistas que defendem a saída de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado.


"Neste mesmo dia, aprovamos [na Câmara dos Deputados] todas as emendas da CPMF e o Senado aprovou várias medidas provisórias. Se gostamos quando o Senado vota favoravelmente a nós, faz parte da convivência democrática eles [senadores] votarem contra nós", disse Lula em entrevista para a Record News.


Lula disse se reunirá com as lideranças partidárias que integram o governo de coalizão na terça-feira para buscar um entendimento que permita a recriação da secretaria de Mangabeira. "Vou conversar com os líderes para encontrar uma solução. Se teve divergência, vamos encontrar um jeito de estabelecer a convergência e encontrar um instrumento que garanta o ministério."


O presidente afirmou que a idéia de criar a secretaria foi tomada de olho em 2022. "Pensava em construir projeto preparado para quando o Brasil completar 200 anos de independência. E queremos trabalhar agora."


FHC
Lula não poupou críticas ao seu antecessor Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O petista disse que FHC não se comportou adequadamente como ex-presidente.


"Somos amigos desde 1978. Isso perdurou até ele deixar a Presidência da República e não se comportar adequadamente como um ex-presidente", respondeu ele ao ser questionado sobre o motivo de nunca ter convidado FHC para tomar um café.


O presidente afirmou ainda que chegou a perguntar ao ex-presidente norte-americano Bill Clinton sobre a relação dos democratas com a ação de George W.Bush no Iraque. "Ele me disse que nos EUA os ex-presidentes não dão palpite em tomadas de posições de atuais presidentes. FHC não soube se comportar. Deu palpite o tempo inteiro."


Lula disse que fez no seu governo o FHC não quis fazer. "E não foi por incapacidade porque ele é intelectualmente preparado. Talvez porque a conjuntura política não tenha permitido ou porque ele não soube aproveitar oportunidades."


"Se tem alguém que deveria estar feliz era ele. Eu consegui fazer o Brasil que ele não conseguiu", afirmou ele se referindo a FHC.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Raio queima transformador da Sanesul e Aquidauana fica sem água até 20h deste domingo

2
Aquidauana

Motorista embriagado freia bruscamente após sinal da Polícia e quase causa acidente

3
Aquidauana

Homem ameaça esfaquear ex-companheira em bar do Nova Aquidauana

4
Aquidauana

Sanesul realiza troca de transformador e abastecimento será gradativo

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Mais...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110810