A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Política

Lula não pedirá renúncia coletiva na Anac; ex-presidente do BB rejeita Infraero

30 JUL 2007 - 15h02min
folha on line

Durante reunião de coordenação política no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria informado aos ministros presentes que não há intenção do governo em pedir que o comando da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) renuncie coletivamente. A crise aérea, agravada depois do acidente com o vôo 3054 da TAM, predominou a pauta da reunião realizada nesta segunda-feira.


Na ocasião, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, teria informado também que vai trocar o comando da Infraero, mas que não deve nomear Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil, para o cargo nem resolver o assunto hoje. Maranhão teria alegado a Jobim que tem "pendências" para resolver e não poderia assumir a função.


Em relação à Anac, a Folha Online apurou que o governo deverá aguardar mais um tempo para definir como tratar eventuais mudanças na agência.


A Anac tem sido alvo de críticas desde que a crise aérea foi deflagrada há dez meses com o acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jato Legacy, ocorrido em setembro do ano passado. O fato de ser uma agência e ter uma legislação própria que determina mandatos ao comando da instituição impede que os diretores sejam demitidos.


O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, afirmou que não renunciará ao cargo. Outros diretores da agência também resistem à idéia.


Coordenação política


Além do presidente Lula e de Jobim, participaram da reunião de coordenação política os ministros: Guido Mantega (Fazenda), Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Walfrido dos Mares Guia (Relações Institucionais) e Franklin Martins (Comunicação Social).


Na reunião, Jobim detalhou suas ações desde que assumiu a Defesa. Contou sobre a vistoria feita no aeroporto de Congonhas (SP), na última sexta-feira, a visita ao IML (Instituto Médico Legal) e também as conversas que teve.


Infraero


Jobim confirmou que trocará o comando da Infraero --hoje ocupado pelo brigadeiro José Carlos Pereira. Mas sem nomes para substituí-lo não marcou data para anunciar o novo presidente da instituição.


De acordo o ministro, Maranhão afirmou que não tem condições de assumir a presidência da Infraero, mas pode integrar o conselho administrativo da empresa.


Pereira participará hoje da reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), marcada para o final da tarde. No final de semana, o brigadeiro manteve sua agenda de atividades, vistoriando aeroportos e transmitindo orientações.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Grupo bebe engradado de cerveja em lanchonete do Bairro Alto e foge sem pagar

2
Aquidauana

Jovem é esfaqueado nas costas no Parque de Exposições

3
Aquidauana

Idoso paga R$ 10 por programa e acusa mulher de furto no Guanandy

4
Policial

Tenentes da Marinha são presos levando armas e mais de 1000 munições para RJ

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,20m
Miranda
7,31m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110516