A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8500
Política

Mais três cidades de MS terão novas eleições no dia 7 de julho, diz TRE

Magistrados aprovaram calendários eleitorais em Jardim, Bela Vista e Caracol. Justiça Eleitoral já havia determinado novo pleito para Figueirão.

8 MAI 2013 - 15h35min
G1
As eleições suplementares para prefeito em Jardim, Bela Vista e Caracol, cidades em que os prefeitos tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, foram marcadas para o dia 7 de julho, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). O calendário foi aprovado pelos magistrados em sessão nesta terça-feira (7).
 
Na segunda-feira (6), o TRE-MS já havia aprovado calendário para a cidade de Figueirão, que terá novo pleito em razão da cassação dos diplomas do prefeito Getúlio Furtado Barbosa (PMDB) e do vice Rogério Rosalin (PMDB), eleitos em 2012, pela acusação de abuso de poder político e autoridade.
 
Segundo a resolução expedida pelo TRE-MS, as reuniões sobre as coligações e escolhas de candidatos serão realizadas entre os dias 13 e 21 de maio. As candidaturas podem ser registradas até 24 de maio e a propaganda eleitoral gratuita será veiculada entre os dias 15 de junho e 4 de julho.
 
Nos casos de todas essas cidades, novas eleições foram necessárias porque os políticos tiveram mais da metade dos votos válidos. Como eles foram anulados por conta das cassações, um novo pleito é marcado, conforme a legislação eleitoral.
 
Jardim
 
Os diplomas do prefeito Marcelo Henrique de Mello (PDT) e seu vice, Erney Cunha Bazzano Barbosa (PT) , foram cassados em razão de captação ilícita de votos, caracterizada pelo fornecimento de produtos alimentícios com o intuito de obter votos ao então candidato a prefeito. Os candidatos foram eleitos com 53,31% dos votos válidos e por isso, conforme as regras eleitorais, foi necessário convocar outro pleito.
 
Bela Vista
 
No caso de Bela Vista, os magistrados entenderam que houve abuso de poder por conta do uso indevido de um jornal eletrônico para promoção pessoal de Abraão Armoa Zacarias (PMDB) e Luis Alexandre Loureiro (DEM), prefeito e vice da cidade, respectivamente. Na época, o veículo publicou matérias idênticas às disponibilizadas na página oficial de campanha dos candidatos, de acordo com o tribunal.
 
Para o relator, juiz Luiz Cláudio Bonassini, as reportagens não apresentavam conteúdo jornalístico e tinham propósito apenas de alavancar a candidatura dos investigados, pois davam ?enfoque exacerbado à pessoa de Abraão, cujo nome é veiculado com insistência proposital tanto nos títulos, quanto nos textos que lhe seguem.
 
Abraão Zacarias e Luis Alexandre Loureiro foram eleitos com 50,3% dos votos válidos em outubro de 2012.
 
Caracol
 
Conforme o TRE, em Caracol, Manoel Viais (PT) e Horácio Junior (PSDB), prefeito e vice,  teriam cometido abuso do poder econômico e captação ilícita de votos por meio da distribuição indiscriminada de camisetas durante uma carreata realizada na cidade. Por isso, tiveram os mandatos cassados.
 
Na decisão, também de relatoria de Bonassini, o tribunal considerou que ?no vídeo trazido pelo autor, de razoável extensão, vê-se um expressivo número de cidadãos vestindo quatro modelos de camisetas em vermelho de partido político, que teriam sido distribuídas".
 
Manoel Viais e Horácio Junior foram eleitos com 2.405 votos (58,83% dos válidos)

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Menores invadem a Escola Dep. Carlos Souza Medeiros e deixam rastros de destruição

2
Aquidauana

Chefe de cartório esclarece sobre biometria e multa ao eleitor de Aquidauana

3
Policial

Homem é flagrado praticando ato obsceno no Jd. Campanário

4
Geral

Homem morre após cair de escada durante seu primeiro dia de trabalho

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

PAIS QUE EDIFICAM SEUS FILHOS

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Ver Mais Colunas
498110454