A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
06 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Marisa e Casagrande dizem que há fortes indícios para cassar Renan

30 AGO 2007 - 14h35min
midia max news

Os Senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES) afirmaram nesta quinta-feira que há fortes indícios para cassar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Antes do início da sessão no Conselho de Ética marcada para votar o relatório que pode pedir a cassação de Calheiros, os dois senadores e relatores do processo afirmaram que pelo menos oito ítens dão fundamento para o voto que vão apresentar.


"Há indícios para cassar, e fortes. Agora, vai depender da consciência dos senadores", afirmou Marisa Serrano. O presidente do Senado responde a uma representação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.


Ele é suspeito de ter contas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, da empreiteira Mendes Júnior, entre elas a pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha. Entre os ítens apontados pelos senadores Marisa Serrano e Casagrante estão, por exemplo, inconsistência na evolução patrimonial, mau uso da verba indenizatória, o uso de lobista e a apresentação de documentos inconsistentes.


Marisa e Casagrande, reafirmaram, hoje, que só apresentam seu parecer sobre a cassação se a votação for aberta. Casagrande argumenta que os dois meses de trabalho de investigação foram para isso e que, se o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintailha (PMDB-TO), determinar que o voto seja secreto, eles pedirão mais tempo para fazer um novo documento. No entanto, Casagrande acredita que a maioria dos senadores deve acolher o voto aberto.


Relatório


Concluída por volta das 3 horas desta quinta-feira a reunião em que os senadores Renato Casagrande e Marisa Serrano fecharam a redação do relatório que vai recomendar a cassação do mandato de Renan Calheiros (PMDB-AL) por considerar "imprópria ao decoro" a relação do senador com o lobista Cláudio Gontijo.


A peça, que tinha ontem 60 páginas, dirá que o peemedebista "não conseguiu provar" que arcou com os pagamentos à mãe de sua filha. Casagrande e Marisa dividirão a leitura do voto conjunto, sendo que ele queria que a colega fizesse a leitura, mas ela fez questão de dividir o microfone para dar "peso" à peça.


Ao descrever a relação de Renan e Gontijo, Marisa e Casagrande dirão que há condutas toleradas no cidadão comum são inadmissíveis para quem ocupa a presidência do Senado. Os relatores não vão incluir no parecer o pedido de afastamento do secretário-geral-adjunto do Senado, Marco Santi, mas vão "temperar" o texto com o relato de episódios em que Renan teria usado o cargo para interferir no processo contra ele.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paciente de 42 anos é novo caso de coronavírus em Aquidauana

2
Policial

Fiscalização resulta em 12 veículos recolhidos em Aquidauana e Anastácio

3
Policial

Polícia investiga se jovem morta após sequestro foi vítima de facção criminosa

4
Policial

DOF apreende três caminhões boiadeiros carregados com mais de três toneladas de maconha

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O QUE..."

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Ferreira Lanches

Av. Pantaneta, S/N Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Irineu Barreto Vitório - Clinico Geral

Rua 7 de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665
Pesqueiros

Pesqueiro do Barbosa

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96157369
Ver Mais