A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

-Não estou preocupado com pesquisa-, diz Lula no México

6 AGO 2007 - 07h37min
bbc brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ao chegar à Cidade do México, neste domingo, que "não está preocupado com a pesquisa" e que o povo tem percebido "as conquistas da sociedade".


"A mim não me preocupa pesquisa. O que me preocupa na verdade é que as coisas no Brasil estão indo, os números de economia estão mais do que satisfatórios. Acredito que o Brasil entrou definitivamente no caminho do crescimento econômico e do desenvolvimento e acho que o povo tem sentido isso. O povo tem percebido isso porque isso termina resultando em conquistas diretas da sociedade", afirmou o presidente ao ser questionado pelos jornalistas sobre o resultado da pesquisa Datafolha publicada também neste domingo.


A pesquisa mostra que a popularidade do presidente se manteve estável, mesmo com as críticas que ele recebeu após o acidente com o avião da TAM. De acordo com o Datafolha, 48% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, o mesmo índice da pesquisa anterior, em março.


Inicialmente, o presidente disse que não queria comentar o assunto porque não havia visto a pesquisa e sugeriu que os jornalistas conversassem com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Diante da insistência dos jornalistas, acabou falando.


O presidente chegou à Cidade do México pouco depois das 18h no horário local (20h de Brasília) e não teve compromisso oficial. Ele se encontrou no hotel com a primeira-dama Marisa Letícia, que já estava na cidade desde quarta-feira, a convite do governo mexicano, para conhecer os museus e sítios arqueológicos da cidade.


Lula disse que a visita ao México é "extremamente importante". "Nós queremos que o México cada vez mais se aproxime da América Latina e da América do Sul. Temos trabalhado isso", afirmou o presidente.


Questionado sobre a possibilidade de os dois governos firmarem um acordo para a isenção de visto para cidadãos dos dois países - como acontecia até 2005, quando o México passou a exigir visto dos brasileiros - o presidente deu a entender que o assunto será tratado entre as delegações.


"Tudo isso faz parte de uma nova discussão com o México. Acho que há a disposição de avançarmos e não criarmos problemas para tanto os mexicanos que vão ao Brasil como para os brasileiros que vão para o México", afirmou o presidente.


Lula disse que os dois países estão vivendo um outro momento, e que é preciso aproveitar. "Aproveitar este bom momento em que o mundo está percebendo que quanto mais abrirmos a nossa fronteira, mais chance teremos de atrair não apenas mais investimento como fazer o entrelaçamento cultural, turístico. É para isso que estou aqui. Estou aqui para vender a imagem do Brasil, os produtos brasileiros e para comprar os produtos do México", afirmou.


Num artigo publicado neste domingo no jornal mexicano "El Universal", o presidente destaca a importância da integração regional e faz uma referência indireta ao muro que os Estados Unidos planejam construir na fronteira com o México.


"Em nosso continente não necessitamos muros. Necessitamos estradas, pontes, gasodutos e linhas de transmissão. A verdadeira integração para que circulem livremente não apenas mercadorias e serviços, mas também pessoas e idéias", diz Lula.


Ele destaca também o papel de Brasil e México como interlocutores no cenário internacional, assumindo o papel de representantes dos pontos de vista dos países em desenvolvimento.


Um discurso no encontro de empresários mexicanos e brasileiros, organizado pela Confederação Nacional da Indústria e pela associação mexicana equivalente, é o primeiro compromisso do presidente Lula no México nesta segunda-feira.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Suspeita de tráfico, mulher ofende PMs e agride investigadora em Aquidauana

2
Policial

Em operação contra o tráfico, polícia prende casal com drogas no Nova Aquidauana

3
Aquidauana

Quatro exames dão negativo para coronavírus e Aquidauana continua com seis casos ativos

4
Aquidauana

Sucesso na fronteira, Baddi chega à Aquidauana com as melhores pizzas e esfihas

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,37m
Miranda
2,09m
Paraguai
1,88m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"OS PRAZERES DE UMA VIDA NORMAL"

Valdemir Gomes

A...

Rosildo Barcellos

História e tradição a céu aberto

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Advocacia

Fabiana Moreira Sortica dos Santos / Ary Sortica

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Comitiva - Comida Regional

Comitiva Shalom

Av. Pataneta (junto ao Paint Ball), Alto - 79200-000 Aquidauana/MS 3241-8579 / 99943-46 http://Comida de Comitiva estará em funcionamento de quarta-feira a domingo
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais