A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Política

-Não estou preocupado com pesquisa-, diz Lula no México

6 AGO 2007 - 07h37min
bbc brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem ao chegar à Cidade do México, neste domingo, que "não está preocupado com a pesquisa" e que o povo tem percebido "as conquistas da sociedade".


"A mim não me preocupa pesquisa. O que me preocupa na verdade é que as coisas no Brasil estão indo, os números de economia estão mais do que satisfatórios. Acredito que o Brasil entrou definitivamente no caminho do crescimento econômico e do desenvolvimento e acho que o povo tem sentido isso. O povo tem percebido isso porque isso termina resultando em conquistas diretas da sociedade", afirmou o presidente ao ser questionado pelos jornalistas sobre o resultado da pesquisa Datafolha publicada também neste domingo.


A pesquisa mostra que a popularidade do presidente se manteve estável, mesmo com as críticas que ele recebeu após o acidente com o avião da TAM. De acordo com o Datafolha, 48% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom, o mesmo índice da pesquisa anterior, em março.


Inicialmente, o presidente disse que não queria comentar o assunto porque não havia visto a pesquisa e sugeriu que os jornalistas conversassem com o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Diante da insistência dos jornalistas, acabou falando.


O presidente chegou à Cidade do México pouco depois das 18h no horário local (20h de Brasília) e não teve compromisso oficial. Ele se encontrou no hotel com a primeira-dama Marisa Letícia, que já estava na cidade desde quarta-feira, a convite do governo mexicano, para conhecer os museus e sítios arqueológicos da cidade.


Lula disse que a visita ao México é "extremamente importante". "Nós queremos que o México cada vez mais se aproxime da América Latina e da América do Sul. Temos trabalhado isso", afirmou o presidente.


Questionado sobre a possibilidade de os dois governos firmarem um acordo para a isenção de visto para cidadãos dos dois países - como acontecia até 2005, quando o México passou a exigir visto dos brasileiros - o presidente deu a entender que o assunto será tratado entre as delegações.


"Tudo isso faz parte de uma nova discussão com o México. Acho que há a disposição de avançarmos e não criarmos problemas para tanto os mexicanos que vão ao Brasil como para os brasileiros que vão para o México", afirmou o presidente.


Lula disse que os dois países estão vivendo um outro momento, e que é preciso aproveitar. "Aproveitar este bom momento em que o mundo está percebendo que quanto mais abrirmos a nossa fronteira, mais chance teremos de atrair não apenas mais investimento como fazer o entrelaçamento cultural, turístico. É para isso que estou aqui. Estou aqui para vender a imagem do Brasil, os produtos brasileiros e para comprar os produtos do México", afirmou.


Num artigo publicado neste domingo no jornal mexicano "El Universal", o presidente destaca a importância da integração regional e faz uma referência indireta ao muro que os Estados Unidos planejam construir na fronteira com o México.


"Em nosso continente não necessitamos muros. Necessitamos estradas, pontes, gasodutos e linhas de transmissão. A verdadeira integração para que circulem livremente não apenas mercadorias e serviços, mas também pessoas e idéias", diz Lula.


Ele destaca também o papel de Brasil e México como interlocutores no cenário internacional, assumindo o papel de representantes dos pontos de vista dos países em desenvolvimento.


Um discurso no encontro de empresários mexicanos e brasileiros, organizado pela Confederação Nacional da Indústria e pela associação mexicana equivalente, é o primeiro compromisso do presidente Lula no México nesta segunda-feira.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Grupo bebe engradado de cerveja em lanchonete do Bairro Alto e foge sem pagar

2
Aquidauana

Jovem é esfaqueado nas costas no Parque de Exposições

3
Aquidauana

Idoso paga R$ 10 por programa e acusa mulher de furto no Guanandy

4
Policial

Tenentes da Marinha são presos levando armas e mais de 1000 munições para RJ

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,20m
Miranda
7,31m
Paraguai
1,82m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: HISTÓRIAS FEITAS DE GENTES E D...

Valdemir Gomes

Re...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Estudo de caso

Ver Mais Colunas
498110516