A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Política

PF ainda espera por documentos do caso Renan para perícia

24 JUL 2007 - 10h05min
folha

Uma semana depois de o Senado autorizar investigação em papéis, a Polícia Federal aguarda por material de Alagoas. Técnicos enviados ao Estado não obtiveram informações relevantes; PF terá 20 dias para definir laudo após receber toda documentação.


Quase uma semana depois da decisão do Senado de encomendar uma checagem na defesa de Renan Calheiros (PMDB-AL), a Polícia Federal ainda aguardava, ontem, a chegada de material complementar necessário à perícia que vai avaliar se a venda de gado é suficiente para lastrear despesas feitas pelo presidente do Senado. Renan é suspeito de ter despesas pessoais pagas por um lobista de uma empreiteira.


Por decisão da Mesa do Senado, todo o trâmite dos documentos será feito por meio do Ministério da Justiça. Na sexta-feira, o órgão encaminhou à PF mais uma remessa de papéis. Mas faltariam ainda documentos que o Conselho de Ética mandou buscar em Alagoas.


Segundo a Folha apurou, o relato de técnicos enviados ao Estado é que os documentos obtidos "in loco" pouco acrescentam ao processo -GTAs (Guias de Trânsito Animal) recolhidas na Secretaria Estadual de Agricultura. A Secretaria de Fazenda Estadual informou que não tinha condições de atender à solicitação de envio de notas fiscais e comprovantes de transação de gado oriundos das fazendas de Renan.


As empresas para as quais o senador afirma ter vendido gado foram acionadas e ficaram de procurar comprovantes. Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, tais documentos devem chegar hoje à Casa.


Em análise preliminar dos documentos de Renan, o Instituto Nacional de Criminalística detectou no mês passado 20 "inconsistências" ou divergências, mas afirmou que eram necessários mais documentos para análise conclusiva.
A PF terá 20 dias para apresentar um laudo definitivo. O prazo passará a correr quando o Senado enviar os documentos coletados em Alagoas.


Os advogados de Renan e do PSOL, autor da representação contra ele, foram notificados para que indiquem, se quiserem, assistentes técnicos para acompanhar a perícia. "Os documentos coletados em Alagoas estão chegando e a defesa do Renan e o PSOL podem indicar seus técnicos caso desejem", disse Renato Casagrande (PSB-ES), um dos relatores do processo.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo de ex-presidente da OAB de Aquidauana é encontrado carbonizado na BR-419

2
Anastácio

Suspeito da morte de ex-presidente da OAB é preso no Bairro Alto

3
Aquidauana

‘Muito alegre’: amigos lembram com carinho de Severino Alves de Moura

4
Aquidauana

Jornal divulga matéria e incomoda empresário, que solicita nota de esclarecimento

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110446