A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8494
Política

Planalto segura nomeação de substituto de Pertence

25 AGO 2007 - 11h31min
folha on line

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou ontem da decisão de nomear o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Carlos Alberto Menezes Direito para o STF (Supremo Tribunal Federal), informa neste sábado reportagem da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL). Direito iria substituir o ministro Sepúlveda Pertence, que se aposentou neste mês.


Segundo a reportagem, o presidente já havia mandado redigir o ato de nomeação de Direito que deveria ser publicado na edição de ontem do "Diário Oficial da União", mas desistiu na última hora. O texto ressalta que o presidente nunca se entusiasmou com o nome de Direito, considerado "muito conservador" por setores de esquerda ligado ao governo.


A escolha do substituto de Pertence deve coincidir com o fim do julgamento, pelo STF, da denúncia do mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político.


A Suprema Corte aprecia a denúncia da Procuradoria Geral da República desde quarta-feira e já transformou 19 dos 40 denunciados em réus. A previsão é que o julgamento termine somente na terça-feira.


Articulações


Ontem, durante um dos intervalos do julgamento, o ministro Celso de Mello, do STF, criticou as articulações políticas para a indicação de um substituto de Pertence. Segundo ele, as negociações não podem tratar o assunto no "simples varejo". De acordo com o ministro, as questões "político-partidárias" não devem prevalecer na nomeação.


"Avalio mal [eventuais negociações políticas postulando o cargo vago no STF]", afirmou Celso de Mello. "O cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal é um cargo extremamente importante e pleno de imensas responsabilidades. Só quem não tem a exata percepção do significado do que representa um cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal é que poderia estar discutindo essa matéria como uma questão de simples varejo político. É realmente lamentável."


De forma diferente pensa o ministro Marco Aurélio Mello. Ele afirmou ontem que é "natural" a análise política para o cargo vago no STF. Mas destacou que outros aspectos devem ser considerados, como exige a Constituição.


"A definição agora é do presidente da República", afirmou o ministro. "[O presidente] leva em conta inúmeros fatores, além do perfil do candidato, como o exigido pela Constituição Federal. Agora atua o presidente também no campo político. É natural que ele ouça as forças políticas."


Negociações


De acordo com informações de integrantes da base governista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem conversando com vários aliados para definir quem será o substituto de Sepúlveda. O PMDB reivindica o direito de indicar alguém para a vaga.


Após 18 anos na Suprema Corte, Sepúlveda deixou o STF, no último dia 15. O ministro antecipou seu pedido de aposentadoria, que deveria ocorrer apenas no dia 21 de novembro quando completará 70 anos, atingindo a idade limite para ocupar cadeira no tribunal.


Sepúlveda era apontado como um ministro que tinha simpatias em relação ao governo federal. Tanto é que seu nome apareceu entre possíveis indicados para o Ministério da Justiça, após a saída do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem que furtou corpo disse que tinha pacto de amor eterno com vítima

2
Aquidauana

Chuva intensa alaga casas em Aquidauana

3
Anastácio

Ação conjunta resulta na prisão de casal com cocaína em Anastácio

4
Aquidauana

Rapaz de 22 anos é preso após furtar quatro camisetas de loja em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max31

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max31

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Imobiliárias

Imobiliária Barros e Reis

Rua Marechal Mallet, 685 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3062 / 324
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Clubes

Clube do Laço Pantaneiro

Rod Aquidauana-Cera Km 07, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2170
Ver Mais
508110802