A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
06 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Planalto segura nomeação de substituto de Pertence

25 AGO 2007 - 11h31min
folha on line

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuou ontem da decisão de nomear o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Carlos Alberto Menezes Direito para o STF (Supremo Tribunal Federal), informa neste sábado reportagem da Folha (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL). Direito iria substituir o ministro Sepúlveda Pertence, que se aposentou neste mês.


Segundo a reportagem, o presidente já havia mandado redigir o ato de nomeação de Direito que deveria ser publicado na edição de ontem do "Diário Oficial da União", mas desistiu na última hora. O texto ressalta que o presidente nunca se entusiasmou com o nome de Direito, considerado "muito conservador" por setores de esquerda ligado ao governo.


A escolha do substituto de Pertence deve coincidir com o fim do julgamento, pelo STF, da denúncia do mensalão --esquema que financiava parlamentares do PT e da base aliada em troca de apoio político.


A Suprema Corte aprecia a denúncia da Procuradoria Geral da República desde quarta-feira e já transformou 19 dos 40 denunciados em réus. A previsão é que o julgamento termine somente na terça-feira.


Articulações


Ontem, durante um dos intervalos do julgamento, o ministro Celso de Mello, do STF, criticou as articulações políticas para a indicação de um substituto de Pertence. Segundo ele, as negociações não podem tratar o assunto no "simples varejo". De acordo com o ministro, as questões "político-partidárias" não devem prevalecer na nomeação.


"Avalio mal [eventuais negociações políticas postulando o cargo vago no STF]", afirmou Celso de Mello. "O cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal é um cargo extremamente importante e pleno de imensas responsabilidades. Só quem não tem a exata percepção do significado do que representa um cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal é que poderia estar discutindo essa matéria como uma questão de simples varejo político. É realmente lamentável."


De forma diferente pensa o ministro Marco Aurélio Mello. Ele afirmou ontem que é "natural" a análise política para o cargo vago no STF. Mas destacou que outros aspectos devem ser considerados, como exige a Constituição.


"A definição agora é do presidente da República", afirmou o ministro. "[O presidente] leva em conta inúmeros fatores, além do perfil do candidato, como o exigido pela Constituição Federal. Agora atua o presidente também no campo político. É natural que ele ouça as forças políticas."


Negociações


De acordo com informações de integrantes da base governista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem conversando com vários aliados para definir quem será o substituto de Sepúlveda. O PMDB reivindica o direito de indicar alguém para a vaga.


Após 18 anos na Suprema Corte, Sepúlveda deixou o STF, no último dia 15. O ministro antecipou seu pedido de aposentadoria, que deveria ocorrer apenas no dia 21 de novembro quando completará 70 anos, atingindo a idade limite para ocupar cadeira no tribunal.


Sepúlveda era apontado como um ministro que tinha simpatias em relação ao governo federal. Tanto é que seu nome apareceu entre possíveis indicados para o Ministério da Justiça, após a saída do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paciente de 42 anos é novo caso de coronavírus em Aquidauana

2
Policial

Fiscalização resulta em 12 veículos recolhidos em Aquidauana e Anastácio

3
Policial

Polícia investiga se jovem morta após sequestro foi vítima de facção criminosa

4
Policial

DOF apreende três caminhões boiadeiros carregados com mais de três toneladas de maconha

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,93m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O QUE..."

Valdemir Gomes

Em...

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Recanto Barra Mansa - Rio Negro

, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 325-6807 / www.hotelbarramansa.com.br
Pizzarias

Pizza Jóia

Av. Dr. Sabino, 272 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2002
Auto Elétrica/Oficinas

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Ver Mais