A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Política

Presidente da CPI admite manter sigilo sobre dados da caixa-preta

28 JUL 2007 - 10h42min
folha on line

O presidente da CPI do Apagão Aéreo da Câmara, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), disse nesta sexta-feira que não tem como garantir que será mantido sigilo sobre todos os dados contidos nas caixas-pretas do Airbus-A320 da TAM --que se acidentou na semana passada causando cerca de 200 mortes. Mas prometeu que irá se esforçar, realizando uma sessão secreta na próxima semana com a presença do brigadeiro Jorge Kersul Filho, chefe do Cenipa (Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).


"Somos 24 deputados, não posso me responsabilizar por todos. Mas vou apelar para compreensão dos colegas e realizar uma sessão secreta para que possamos analisar os dados das caixas-pretas. O brigadeiro Kersul deverá estar presente para prestar os devidos esclarecimentos", disse Castro.


O apelo à CPI para assegurar o sigilo sobre as informações das caixas-pretas foi reiterado hoje pelo brigadeiro Kersul. Segundo ele, a interpretação equivocada sobre os dados pode levar à distorção dos fatos ocorridos no dia 17, quando houve o acidente no aeroporto de Congonhas.


De acordo com o deputado, a sessão secreta deverá ser realizada no final da próxima semana. É que até terça-feira, os dados contidos nas caixas-pretas devem ser enviados à CPI e só depois Castro quer marcar a reunião.


Segundo ele, é fundamental a presença do brigadeiro Kersul, por ser um especialista do setor aéreo. "Os dados são muito técnicos e às vezes só a degravação não informa tudo, é necessário explicar o que significa, daí a importância do brigadeiro estar presente."


Castro chegou ontem de uma viagem de férias com a família à Rússia. Neste período, Castro foi substituído pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


"Soube do acidente por uma sobrinha, logo depois telefonei para o Eduardo Cunha e para o [deputado] Marco Maia [relator da CPI] para me informar sobre os detalhes e definir os rumos da CPI", contou ele. "Fiquei sob estado de choque."

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo de ex-presidente da OAB de Aquidauana é encontrado carbonizado na BR-419

2
Anastácio

Suspeito da morte de ex-presidente da OAB é preso no Bairro Alto

3
Aquidauana

‘Muito alegre’: amigos lembram com carinho de Severino Alves de Moura

4
Aquidauana

Jornal divulga matéria e incomoda empresário, que solicita nota de esclarecimento

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110446