A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
Política

Presidente da OAB acompanha julgamento de pensão de Zeca

1 AGO 2007 - 09h26min
midia max news

O presidente da OAB/MS (ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul), Fábio Trad, está em Brasília (DF) para acompanhar a primeira sessão plenária do STF (Supremo Tribunal Federal) do recesseo e que deve declarar a inconstitucionalidade das "aposentadorias" para ex-governadores, estabelecidas em várias constituições estaduais. Ele está acompanhado pelo secretário-geral Ary Raghiant Neto e do conselheiro federal Geraldo Escobar.


O caso-piloto em pauta no STF é a ação proposta pela OAB contra a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul que aprovou emenda à Constituição Estadual criando "pensão vitalícia" de R$ 22,1 mil para ex-governadores. A medida saiu dois dias antes do fim do mandato de Zeca do PT, no fim do ano passado. 


A ação de inconstitucionalidade da OAB começou a ser julgada em 18 de abril. A ministra-relatora Cármen Lúcia e os ministros Ricardo Lewandowski e Sepúlveda Pertence já haviam votado pela procedência da ação, quando o ministro Eros Grau pediu vista. No último dia 13, em pleno recesso do STF, a presidente Ellen Gracie (de plantão), acolheu recurso do governador André Puccinelli (PMDB) contra decisão do TJ/MS (Tribunal de Justiça do Estado) que determinara o pagamento imediato da pensão a Zeca do PT.


Embora a decisão de Ellen Gracie - paralela ao julgamento da ação da OAB - tivesse caráter liminar, ela antecipou sua posição no despacho, ao entender que o pagamento da pensão constituiria "grave lesão à economia pública, na medida em que o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-detentor de cargo público, sem qualquer contraprestação de serviço público e sem determinação de prévia fonte de custeio, poderá comprometer a execução orçamentária".


Assim, quatro dos 11 ministros do Supremo já se pronunciaram contra o privilégio concedido pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul a Zeca do PT e outros ex-governadores. A partir da decisão esperada para quarta-feira, serão julgadas - no mesmo sentido - ações referentes às constituições do Amapá, Maranhão, Ceará e de Santa Catarina.


No voto proferido no início do julgamento da ação da OAB contra o "presente" que o ex-governador Zeca do PT recebeu da Assembléia Legislativa depois de oito anos de mandato, a ministra Cármen Lúcia afirmou que "a benesse instituída (...) desiguala não apenas os cidadãos que se submetem ao regime geral da previdência como também os que provêm cargos públicos de provimento transitório por eleição ou comissionamento".

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Polícia Militar resgata mulher mantida em ‘Cárcere Privado’ pelo marido em Anastácio

2
Aquidauana

Batida entre moto e bicicleta elétrica deixa um ferido em Aquidauana

3
Aquidauana

Professor Agenor escolheu Aquidauana há 42 anos e hoje celebra aposentadoria

4
Aquidauana

“Anjos da Madrugada” leva alimento físico e espiritual às ruas de Aquidauana e Anastácio

Vídeos

Supermercado Atlântico | Ganhador do Vale Compra de R$ 500,00

NÍVEL DO RIO AQUIDAUANA

1º Leilão Direito de Viver

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min19 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,19m
Miranda
4,10m
Aquidauana
3,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Sandra M. A. Zurutuza - Pediatra

Manoel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3783
Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Médicos

Rufo Antonio da Silva - Endocrinologista

Rua Jose Bonifácio, 634 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4764
Ver Mais