A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Política

Sem Renan, governo e oposição fecham acordo para desobstruir pauta

26 SET 2007 - 08h41min
folha on line

Sem a participação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), governo e oposição conseguiram fechar acordo nesta terça-feira para desobstruir a pauta de votações do Senado. O acordo, costurado pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), prevê que em troca da desobstrução o Senado terá de analisar o projeto de resolução que acaba com a sessão secreta no plenário para votações de quebra de decoro parlamentar.


"É com satisfação que posso dizer que com entendimento de todos os líderes constrói-se hoje aqui um programa de votações", diz Jucá 
Após a interferência de Jucá, PSDB e DEM --que desde a semana passada obstruem as votações na Casa-- se mostraram dispostos a votar nesta quarta-feira as cinco MPs (medidas provisórias) e projetos com urgência constitucional que trancam a pauta.


Em contrapartida, os senadores exigiram analisar o projeto de resolução que acaba com a sessão secreta no plenário para votações de quebra de decoro parlamentar. Após a votação do projeto, a oposição também exigiu que a PEC (proposta de emenda constitucional) que acaba com o voto secreto no Congresso seja votada pelos senadores.


O governo, por outro lado, cobrou que as votações de indicações de autoridades para cargos públicos entrem na pauta após a votação do projeto que acaba com a sessão secreta em cassação de mandato.


"É com satisfação que posso dizer que com entendimento de todos os líderes, com bastante conversa, sem precisar de uma reunião formal, mas num entendimento pessoal, constrói-se hoje aqui um programa de votações que, sem dúvida nenhuma, amanhã irá coroar a intenção de todos, que é avançar nos procedimentos do Senado", disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).


Apesar do acordo, a oposição também exige a votação de projeto que proíbe a senadores que respondem por processos no Conselho de Ética da Casa integrarem a Mesa Diretora do Senado. O PSDB e o DEM cobram, ainda, a instalação da CPI das ONGs no Senado --já que desde o ano passado a comissão não sai do papel por falta de acordo entre os líderes partidários.


"Até hoje não se instalou a CPI das ONGs. Essa é uma questão em torno da qual o meu partido fecha questão. Não é possível, faz seis meses, essa CPI está composta, com os membros indicados, e ela não se reúne para eleger o presidente e ele indicar o relator. Essas são as nossas condições", disse o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).


A oposição insiste no fim do voto e da sessão secreta porque avalia que os dois instrumentos ajudam Renan a escapar da cassação. Agripino acredita que as mudanças serão aprovadas a tempo de já estarem em vigor quando o plenário for julgar os outros três processos contra o presidente do Senado que tramitam no Conselho de Ética.


Reunião
Agripino também criticou o fato de Jucá não ter reunido os líderes partidários para definir o acordo sobre a pauta. Para não desgastar Renan --que foi excluído da reunião por líderes da oposição-- Jucá optou por conversar individualmente com os líderes.


"Nós desejamos a reunião, que deveria ter acontecido, e não aconteceu", afirmou.

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

2
Aquidauana

Ex-vereador de Aquidauana é socorrido as pressas após cair de telhado

3
Aquidauana

Relojoeiro de Aquidauana mantém tradição e público fiel com ofício em extinção

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cada...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada das Amoras - Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco

Rod. MS 419, KM 95, Zona rural - CX Postal nº 39 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3245-0134/ 3245 www.pousadadasamoras.com.br
Advocacia

Mário Nelson Lima Paiva

XV de Agosto, 1639 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2571 / Res
Farmácias e Drogarias

Drogaria da Duque

Rua Duque de Caxias, 1925 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3340
Ver Mais
508110737