A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
30 de março de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Sem verba destinada para CPI Energisa, Contar pede apoio à ALMS para viabilizar perícia dos medidores

Contar apresentou na audiência desta quarta-feira (19) o orçamento de pesquisadores

20 FEV 2020 - 08h54min
Assessoria

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) Energisa, deputado estadual, Capitão Contar (PSL), apresentou o requerimento constando o orçamento, dos técnicos em eletrotécnica para fazer o trabalho de perícia para identificação dos possíveis erros na medição dos relógios da concessionária de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, que foi aprovado pelos componentes da Comissão. Esse orçamento agora será encaminhado ao presidente da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para que possa ser aprovado para dar andamento às perícias.

"Nós precisamos dar uma resposta para os cidadãos que vêm sofrendo a cada mês com o aumento da tarifa de energia. Caso a Assembleia não aprove o orçamento no valor de R$ 20 mil cobrado por pesquisadores engenheiros eletricistas da USP São Carlos para aferir 200 relógios de medição de energia eu disponibilizarei a minha verba de gabinete para pagar esses especialistas", explica Contar.

Contar apresentou na audiência desta quarta-feira (19) o orçamento de pesquisadores - engenheiros eletricistas - da USP (Universidade de São Paulo) que irão fazer a perícia técnica dos medidores de energia. Esse trabalho de aferição está sob a tutela do professor doutor da cadeira de Engenharia Elétrica da USP/ São Carlos, Rogério Andrade Flauzino. Ele é graduado em Engenharia Elétrica pela UNESP/Bauru (2001), mestrado em Engenharia Industrial pela UNESP/Bauru (2004), doutorado em Engenharia Elétrica pela USP/EESC (2007) e Livre-Docente pela USP/EESC em 2014.

"Nós fomos buscar nos melhores centros de excelência na área de engenharia elétrica e computação e verificamos que a USP cumpre e supera os requisitos para nos atender com ética, agilidade e confiabilidade, sem intervenção de nenhum lado", argumenta.  

O parlamentar explicou ainda durante a audiência que quer focar seus trabalhos nos relógios de aferição de energia para verificar se tem ou não algum problema. Ele lembra que os transformadores e a rede também poderão ser analisados, mas no primeiro momento o parlamentar quer foco no relógio.  

Contar argumenta que o número de 200 relógios está baseado no manual da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que estipula para cidades com a população de Campo Grande esse número de relógios para ser válida a amostragem.

"Eu quero focar os meus trabalhos no relógio, se constar operação irregular tomaremos as devidas providencias para que o consumidor seja ressarcido. Se ele está sendo cobrado a mais ele [consumidor] tem que ser ressarcido e a empresa punida. Eu acredito que a Energisa como uma empresa muito séria está segura da lisura de todo o procedimento e vai poder constatar se a análise feita pelo Inmetro bate ou não com a da USP", finaliza o parlamentar

Verba de gabinete

No ano passado, o deputado Capitão Contar foi um dos parlamentares que mais otimizou o dinheiro público do contribuinte sul-mato-grossense utilizando o menos possível, mas mantendo a eficiência no atendimento à população mesmo economizando recursos.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Quatro pescadores são presos e multados em R$ 10 mil em Aquidauana

2
Aquidauana

Secretaria de Saúde diz que Aquidauana só tem dois casos suspeitos de coronavírus

3
Camisão

Quatro homens são presos após furtarem porcos de sítio em Camisão

4
Coronavírus

Jovens são presos após desrespeitarem toque de recolher em Bodoquena

Vídeos

Jacaré encontrado próximo ao Hospital Regional de Aquidauana-MS

Bombeiros continuam trabalho de combate a incêndios no Pantanal

Caminhoneiros que transportavam 420 quilos de cocaína na BR-262

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"QUANDO CHORAR"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O TEMPO SÓ EXISTE PARA QUEM ESP...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Jô Ju Pastelaria

R. 7 de Setembro, 1010 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7027
Óticas

Ótica e Relojoaria Eska

Rua Sete de Setembro, 634 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4385
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorveteria Delícia

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 656 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais