A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
06 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
Política

Votação secreta causa demissão de funcionário da Mesa do Senado

29 AGO 2007 - 08h18min
o globo

A tropa de choque do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), explicitou ontem a manobra para que ocorra votação secreta do relatório por quebra de decoro, nesta quinta-feira, no Conselho de Ética. Em reunião com os relatores do processo, o presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), convocou dois consultores legislativos, que se posicionaram favoravelmente ao voto fechado na votação, como queria Renan. Em protesto, o secretário-geral adjunto da Mesa, Marcos Santi, pediu demissão à noite. Ele disse estranhar, já que a secretaria não costuma fazer esse tipo de parecer.


- Foi uma interpretação de encomenda. Se fosse assim, tinha que mudar tudo, já que as emendas têm um procedimento de votação no plenário e outro nas comissões - disse.


Pressionado, Quintanilha anunciou que vai submeter a decisão ao plenário do Conselho.


- É o princípio da legalidade. Fiz uma consulta legislativa à consultoria do Senado. Cabe ao plenário do Conselho decidir. Eu vou apresentar a recomendação da consultoria legislativa, mas o plenário do Conselho é soberano - disse Quintanilha.


Inicialmente, a reunião definiria o texto final do relatório sobre o processo em que Renan é acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista. Mas, por causa de um impasse entre os relatores, não foi conclusiva. Sem consenso, dois dos relatores, Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS), decidiram produzir um único texto, que deverá pedir a cassação de Renan, acusado de usar dinheiro de um lobista para pagar contas pessoais. Isolado, o terceiro relator, o senador Almeida Lima (PMDB-SE), apresentará um voto em separado pedindo o arquivamento do processo. (Relembre as denúncias contra Renan )


Antes da reunião, Renan fez uma ameaça velada aos senadores que pretendem revelar o voto, sugerindo que poderiam ter problemas.


- Voto secreto é uma coisa delicada. Já houve quem teve de renunciar pela abertura do voto - afirmou Renan, em referência às renúncias dos então senadores Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA) e José Roberto Arruda (PSDB-DF) no escândalo do painel do Senado, em 2001.


Casagrande explicou a impossibilidade de acordo entre os três relatores dizendo que tanto ele quanto Marisa têm dúvidas sobre as explicações de Renan, enquanto Almeida Lima "só tem certezas".


- Não foi produtiva a reunião porque cada um manteve seu posicionamento sobre a investigação - disse Almeida Lima após encontro com os outros dois relatores.
Os senadores Renato Casagrande, Marisa Serrano, Leomar Quintanilha e Almeida Lima reunidos para decidir sobre processo contra Renan Calheiros - Ailton de Freitas


Mais cedo, o presidente do Senado abriu mão do prazo para última defesa no Conselho. "Isso demonstra o que tenho dito: posso até ser vítima dos excessos da democracia, mas jamais de afastarei dela", disse Renan, em nota.


A expectativa é de que os relatórios sejam apresentados na próxima quinta-feira, às 10h. Se não houver pedido de vista, o peemedebista pode ser julgado no Conselho na mesma data.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Paciente de 42 anos é novo caso de coronavírus em Aquidauana

2
Policial

Fiscalização resulta em 12 veículos recolhidos em Aquidauana e Anastácio

3
Policial

Polícia investiga se jovem morta após sequestro foi vítima de facção criminosa

4
Policial

DOF apreende três caminhões boiadeiros carregados com mais de três toneladas de maconha

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,49m
Miranda
2,97m
Paraguai
1,93m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Uma...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"O QUE..."

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Portal Pantaneiro

Rua Pandiá Calógeras, 1067 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4328/ 4327 www.portalpantaneirohotel.com.br
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Jô Ju Pastelaria

R. 7 de Setembro, 1010 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7027
Escolas Municipais

Escola Municipal Ada Moreira Barros

End: Rua João Ferreira Hormondes, s/n Distrito de Cipolândia - 79208-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais