A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Saúde

Aquidauanenses terão consultas e exames gratuitos em mutirão de prevenção à hanseníase

22 JAN 2019 - 13h44min
Agecom

Mato Grosso do Sul não está livre da hanseníase, há registros de casos da doença nos municípios e o maior desafio é o diagnóstico precoce, que garante maiores chances de cura com o tratamento.

Com o objetivo de identificar e tratar os casos de hanseníase em Aquidauana, além de promover a educação em saúde, a Prefeitura de Aquidauana recebe o apoio do Governo do Estado de MS e do Ministério da Saúde para trazer o projeto “Roda-Hans: Carreta da Saúde-Hanseníase” com consultas e exames gratuitos.

A carreta itinerante percorre todo o Brasil no intuito de ajudar a combater a hanseníase e nos mês de fevereiro estará em Mato Grosso do Sul. Graças a interlocução do prefeito Odilon Ribeiro junto ao Governo do Estado e o trabalho da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Aquidauana, os moradores do município poderão usufruir dos atendimentos com a vinda da carreta ao município.

O atendimento na Carreta é ofertado por profissionais de saúde da rede municipal, com realização do exame dermatoneurológico para o diagnóstico e avaliação neurológica simplificada, além das atividades de promoção em saúde. Os casos novos diagnosticados iniciam o tratamento imediatamente e são direcionados para acompanhamento nas UFS de referência do paciente.

Durante a estadia da carreta em Aquidauana serão realizadas atividades de promoção e educação em saúde para hanseníase, com especial ênfase no diagnóstico precoce, prevenção de incapacidades, exame dos contatos, além de alertar a população sobre os principais sinais e sintomas da doença, enfrentamento do estigma e discriminação. 

Os atendimentos da carreta serão realizados em Aquidauana nos dias 07 e 08 de fevereiro. A carreta ficará à disposição dos moradores para as consultas nesses dois dias, estacionada nas ESFs Claudio Fernandes Stela e José Vória, na Rua Carlos Ferreira Bandeira, no bairro Santa Terezinha. Os horários dos atendimentos são das 7h30min às 11h e das 13h às 17h. Todos os cidadãos que procurarem atendimento na carreta devem levar o RG e o cartão SUS.

Para atender a população, a carreta contará com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e equipe preparada para tirar as dúvidas dos pacientes. “Tudo está sendo organizado com zelo para que os moradores possam vir e participar desses atendimentos. Quanto antes for diagnosticada a hanseníase, maior é a eficácia do tratamento e as chances de cura. Aproveitem essa oportunidade e venham passar por uma consulta especializada”, completou o prefeito Odilon Ribeiro.

A DOENÇA

A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível.  atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante e pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. 

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, áreas com diminuição dos pelos e do suor, dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas e inchaço de mãos e pés, caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos, febre, edemas e dor nas juntas, entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz e ressecamento nos olhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a 2ª posição do mundo, entre os países que registram casos novos. Em razão da elevada carga, a doença permanece como um importante problema de saúde pública no país. O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno da hanseníase são as principais formas de prevenir as deficiências e incapacidades físicas causadas pela hanseníase.
 

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Dono de motel em Aquidauana é preso com fuzil e munições na Vila Paraíso

2
Aquidauana

Motociclista fica ferido ao perder controle e cair em Aquidauana

3
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Petrosul

Marechal Mallet, 533 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2174
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Cyber Cafés

Web Cyber - Conectado ao Mundo!

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 750 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-7089
Ver Mais
508110825
SERIEMA FIXO