X
Saúde

MPMS cria ferramenta para monitorar vacinação em cidades do estado

MS está com cobertura vacinal de apenas 55,6%

Divulgação/MPMS

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) desenvolveu o Projeto Vacinômetro, que tem como objetivo enfrentar falhas relacionadas à baixa cobertura vacinal no estado. O projeto permite o monitoramento das taxas de cobertura vacinal dos municípios e disponibiliza aos promotores de Justiça uma base de dados que compara a cobertura vacinal local com as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo dados extraídos do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, o Estado de Mato Grosso do Sul está com cobertura vacinal de apenas 55,6%, percentual considerado muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, fator que importa em risco real à saúde coletiva.

Para o Procurador de Justiça e Coordenador do CAO dos Direitos Humanos, Francisco Neves Júnior, o mundo vivencia uma situação atípica e preocupante para a saúde pública, provocada especialmente pelo novo coronavírus, que tem gerado sobrecarga nos leitos hospitalares existentes e prejudicado a assistência geral à saúde da população. Ele ainda explica que a saúde pública também sofre efeitos de várias outras doenças e epidemias, como dengue, febre amarela, sarampo e leishmaniose.

A Promotora de Justiça Ana Cristina Carneiro Dias, Coordenadora do Núcleo da Cidadania, que também protagonizou a implementação do projeto, acrescentou que somente altas e homogêneas coberturas vacinais poderão produzir impacto no comportamento epidemiológico das doenças imunopreveníveis e contribuir para a diminuição dessas doenças ao sistema público de saúde, já sobrecarregado pela situação pandêmica.

A estatística demonstra uma redução significativa na procura pelas vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS) neste período pandêmico e o Ministério da Saúde tem divulgado preocupação com esse comportamento. O distanciamento social e a situação de pandemia são fatores que têm gerado impacto na queda da cobertura vacinal.

A Organização Mundial de Saúde divulgou recentemente preocupação com essa questão, informando que cerca de 80 milhões de crianças menores de um ano estão correndo risco de contrair doenças em todo o mundo, devido ao fato de não terem sido vacinadas, por reflexo da pandemia do novo coronavírus.

(com informações do MPMS)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Geral

Lançamento da 4ª edição do "Amigas de Negócios" acontece na próxima sexta na ALEMS

O livro tem o objetivo de fomentar o registro da biografia de mulheres que inspiram por sua trajetória em Mato Grosso do Sul

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo