A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de setembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Saúde

No Dia do Doador de Sangue, Saúde alerta que menos de 2% da população é doadora

Para suprir as necessidades, o ideal seria que esse índice subisse para 3%

14 JUN 2013 - 09h25min
redação
No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado hoje (14), o Ministério da Saúde alerta que apenas 1,9% da população doa sangue. O ideal para suprir as necessidades seria que esse índice subisse para 3%. Dados do Hemocentro paulista mostram que até quatro pessoas podem ser beneficiadas com uma doação.
 
A quantidade de sangue colhida não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão a doação. O sangue doado é testado para doenças como hepatite B, hepatite C, HIV, HTLV, sífilis e doença de Chagas.
 
Podem doar pessoas maiores de 18 e menores de 68 anos, que tenham mais de 55 quilos. Jovens com 16 ou 17 anos também podem doar, desde que tenham autorização do responsável legal. No dia da doação, é preciso apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
 
Mulheres grávidas, que tiveram parto normal há menos de 90 dias ou cesariana há menos de 180 dias ou que estejam amamentando, ficam temporariamente impedidas de doar sangue. Pessoas resfriadas devem esperar o desaparecimento dos sintomas e quem fez tatuagem deve aguardar 12 meses para fazer a doação.
 
De acordo com o Decreto-Lei 5.452, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada. Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme preconiza a Lei Federal 1.075.
 
No Mato Grosso do Sul, o Hemosul convoca doadores e fará atendimento hoje e no sábado. O banco de abrirá normalmente, mesmo com o ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, para receber doações de sangue e de medula das 7h às 12h tanto na sexta como no sábado (15).
 
O Centro de Hematologia também reforça o convite aos doadores, principalmente pelo baixo estoque de sangue tipo O- (negativo).
 
(Com informações da Agência Brasil e Notícias MS)

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Policial atacado por pit bull ganha tratamento avaliado em R$ 60 mil e passa por duas cirurgias em MS

2
Aquidauana

Campeiro cai do cavalo em fazenda e é resgatado por piloto de avião e bombeiro

3
Aquidauana

Mais um bovino cai em fossa: dessa vez o caso aconteceu em Anastácio

4
Policial

Em rondas por Aquidauana, Getam captura dois foragidos da Justiça

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
2,74m
Aquidauana
5,64m

Colunas e Blogs

Paulo Corrêa de Oliveira

A HORA É AGORA

Valdemir Gomes

Cabe...

Robinson L Araujo

É PELA MISERICÓRDIA DE DEUS

Ver Mais Colunas
498110650