A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463
Saúde

Primeira caminhada em prol do combate ao câncer é realizada em Aquidauana

20 OUT 2016 - 11h00min
Da Redação - Com informações assessoria
A Prefeitura de Aquidauana através da Gerência Municipal de Saúde promoveu na qarta-feira (19) a 1ª Caminhada em Prol do Combate ao Câncer. A ação é alusiva as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul que visam alertar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e de próstata. 
       
O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. 
 
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. 
 
A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. 
 
Já o movimento Novembro Azul teve início em 2008 para discutir temas relacionados ao Câncer de Próstata. Quatro anos depois, inspirado pelo Movember, movimento internacional dedicado à conscientização e arrecadação de fundos na luta contra a doença, passou-se a promover um mês inteiro e intenso de mobilizações focado na saúde do homem. 
 
O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudarmos este quadro e as principais bandeiras do Novembro Azul.  
       
A enfermeira Ariane Beghelini Nogueira, coordenadora dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, enfatiza a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata, a campanhas focam o combate ao câncer e estimulam a ida de mulheres e homens em busca de exames e tratamento. ?Esse ano estamos trabalhando as duas campanhas, Outubro Rosa e Novembro Azul simultaneamente? informa ela. 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Disputa de mulheres por Biz termina com moto apreendida pela polícia

2
Policial

Homem de 29 anos é esfaqueado na rua dos Ferroviários, no bairro Alto

3
Policial

Pet shop no Centro de Aquidauana é arrombado na madrugada

4
Aquidauana

Em Aquidauana, bandidos furtam boi de 400 kg e deixam apenas o couro

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710693