A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
02 de julho de 2020
Anuncie Aqui
-->
COVID-19

Semagro viabiliza a produção de 2,4 mil EPIs para profissionais na linha de frente

24 MAI 2020 - 08h46min
Governo do Estado

Com a pandemia do novo coronavírus, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) se tornou ainda mais essencial para profissionais que atuam na linha de frente de combate a Covid-19. Nesta batalha, diversas instituições se uniram para encontrar soluções viáveis para a confecção de máscaras feitas com placas de acetato, que são ideais para a proteção em unidades de saúde e diminuem consideravelmente o risco de contágio.

Foi pensando nesses benefícios que a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) viabilizou junto aos produtores associados do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho (SRCG), a doação dos insumos necessários para a confecção das máscaras de acetato, feitas por técnicos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

“Eles compraram os insumos necessários para a impressão e confecção das máscaras, que incluíram o filamento, o perfurador e as folhas de acetato”, explica a diretora de empreendedorismo e inovação do IFMS, Ivilaine Pereira.

Inicialmente, a proposta do IFMS era confeccionar 600 máscaras, mas com o aumento dos pedidos de unidades de saúde, o Instituto solicitou aos parceiros a compra de menos filamentos e mais folhas de acetado. Com a mudança, 2.400 máscaras foram produzidas e distribuídas para diversas cidades, como Campo Grande, Aquidauana, Dourados e Ponta Porã. “No início recebemos 600 pedidos de confecção de EPI, que foi quando viabilizamos esse contato entre a Semagro e o Sindicato. Porém, em pouco tempo os pedidos aumentaram, chegando a 3 mil. Com isso, conseguimos alguns filamentos nas unidades do IFMS e solicitamos que o Sindicato priorizasse o acetato nas compras. Recebemos 24 pacotes, com 100 folhas cada, sendo que conseguimos 1 máscara por folha”, explica Ivilaine.

A diretora ressalta que desde o dia 17 de março, as impressoras estão trabalhando todos os dias, 24 horas. “Com a doação viabilizada pela Semagro e Sindicato Rural conseguimos enviar para Aquidauana, à Secretaria de Saúde Indígena, para o Corpo de Bombeiros de Dourados e o Hospital Regional de Ponta Porã. Tenho outros pedidos que incluem asilos e outras unidades de saúde”, frisa.

Ao todo, o IFMS já produziu mais de 6 mil máscaras de acetato, possíveis por meio de outras doações e após a divulgação da parceria inicial entre o SRCG e a Semagro.

Produção

De acordo com o professor do IFMS, Evandro Falleiros, a confecção do EPI envolve três partes, sendo a primeira a impressão em 3D do suporte de fixação do material translúcido. Em seguida, há o encaixe da folha acetato, que protege o profissional das gotículas que transmitem o coronavírus. “E para que o conforto seja maior na cabeça de quem utiliza esse protetor facial, nós utilizamos um elástico caseado, esse elástico possui furações específicas para que o profissional possa ajustá-lo em sua cabeça. Esses protetores faciais e demais EPIs são de suma importância para que os profissionais de saúde consigam atuar com maior segurança e se proteger em suas atividades diárias”, frisa.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Suspeito pula no rio Aquidauana para fugir da polícia e é resgatado pelos Bombeiros

2
Policial

PM fecha boca de fumo que funcionava no bairro Alto, em Aquidauana

3
Saúde

Teste de vacina de covid-19 funciona e Pfizer pode produzir 1 bi de doses

4
Policial

Jovem de 22 anos é preso depois de agredir a mãe com socos em Anastácio

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min13 max23

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min13 max23

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
2,02m
Paraguai
2,00m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ENFEITAR-SE..."

Valdemir Gomes

Como...

Robinson L Araujo

A VIVÊNCIA FAMILIAR EM TEMPOS DE QUARENTENA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Confecções

Rocha Forte

Rua Duque de Caxias, 791 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-4801
Escola de Formação Profissional

PREPARA - Cursos Profissionalizantes

Rua Estevão Alves Corrêa, 1056 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-9300 www.preparacursos.com.br
Distribuidoras de Gás

Disk Gás Ultragás

Rua Roberto Scaff, s/n Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2877
Ver Mais