A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
05 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->
Saúde

UFMS participa de estudos clínicos para tratamento de pacientes com coronavírus

26 MAR 2020 - 10h44min
UFMS

O combate ao novo coronavírus (Covid-19) está estimulando diversas ações entre instituições públicas e privadas. A UFMS vai participar de um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para avaliar medicações que serão utilizadas no tratamento de pacientes com Covid-19.

Em Campo Grande, os testes dos estudos serão feitos no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS) e o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), e serão liderados pelo pesquisador e professor da Faculdade de Medicina da UFMS (Famed), Júlio Henrique Croda.

Com o crescente número de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19), pesquisadores intensificam a procura por estratégias de tratamento. Nesse contexto, dois ensaios clínicos serão feitos e avaliarão as medicações que podem ajudar no tratamento da doença. Dentre elas, está a hidroxicloroquina, remédio utilizado contra malária e doenças autoimunes.

“O primeiro ensaio clínico, liderado pela Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, visa avaliar quatro drogas diferentes para o tratamento da Covid-19. Uma dessas drogas é a hidroxicloroquina, que é usada para o tratamento de malária. Esse estudo será realizado tanto no Hospital Universitário, quanto no Regional, em Campo Grande. O outro ensaio é um estudo específico de avaliação da hidroxicloroquina, que está sendo liderado pelo pesquisador Marcos Lacerda, da Fiocruz Amazônia. E esse é um estudo menor, que visa avaliar também o uso da hidroxicloroquina, para o tratamento dos pacientes com Covid-19”, explica professor Júlio Henrique Croda.

“Com o apoio do Ministério da Saúde, o objetivo de todos os projetos é fornecer aos pacientes as medicações que estão em fase de teste e avaliarmos cientificamente qual é a efetividade dessas medicações, antes de estar disponibilizando a todo o sistema de saúde”, complementa o pesquisador Júlio Croda.

A UFMS também contribui com o projeto que vai organizar os laboratórios da universidade para aumentar a capacidade do estado na testagem rápida da Covid-19.

“Nós temos um cenário que é um projeto de extensão, que visa mapear e qualificar os laboratórios da UFMS e dos diversos parceiros do estado, no sentido de prover capacidade desses laboratórios realizarem o teste específico para a Covid-19. Dessa forma, aumentar a capacidade de testagem de Mato Grosso do Sul, para aproximadamente mil testes por dia. Esse é o objetivo final, para garantir que a população tenha acesso à testagem”, explica Croda.

Para o pesquisador Júlio Henrique Croda, o projeto gera uma resposta para a sociedade. “A parceria conta com o Ministério da Saúde, mas cabe ao estado e às universidades tentar organizar essa rede no sentido de identificar os laboratórios de pesquisa e serviço, que têm capacidade de realizar esse exame, que têm estrutura física e pessoal dedicado para fazer”, finaliza.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Ex tinha histórico de homicídio e ameaçou dar um tiro na vítima após separação

2
Policial

Salão no bairro Alto era ponto de venda e consumo de drogas em Aquidauana

3
Policial

Concluída a implantação das 13 barreiras sanitárias nas divisas

4
Policial

Traficante morre depois de capotar carro com 200 quilos de maconha em MS

Vídeos

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Dona Izabel confere as novidades nas vitrines tranquilamento no 1º dia de quarentena na cidade

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max34

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia III

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ALVOROÇO DE FESTA NO CÉU"

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Escobar

Rua Marechal Mallet, 1850 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2078
Casas de Shows

GRESSA

Visconde de Taunay, 457 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4142/9201-
Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 324 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais