A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
23 de Junho de 2017
Anuncie Aqui
8459

PM do MS terá patrulhamento de helicóptero ao estilo "Águias" de São Paulo

9 FEV 2017 - 16h25min
Sejusp
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) juntamente com a Polícia Militar iniciou neste mês de fevereiro as medidas para implantação do Programa de Policiamento Ostensivo e Preventivo Aéreo. A intenção é empregar um helicóptero diariamente em conjunto com as viaturas dos batalhões que realizam o policiamento ostensivo e preventivo diário, nos horários e locais de maior incidência de crimes apoiando o trabalho que já é realizado pelos órgãos de segurança pública.
 
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o policiamento deve começar já no próximo mês, logo depois que a manutenção do helicóptero estiver pronta e o efetivo tiver recebido orientações de padronização e conhecimento da doutrina de operação aplicável nesta modalidade. ?É importante destacar também que podemos utilizar essa aeronave em ações conjuntas com o Governo Federal, para combater o crime organizado nas fronteiras com a Bolívia e com o Paraguai?, anunciou Barbosa.
 
A aeronave a ser utilizada será um HS350 B3e ?Esquilo? com capacidade para 7 pessoas, sendo que durante a operação diária contará com 2 pilotos, três tripulantes e um mecânico de solo, equipes estas já existentes nos quadros da Polícia Militar.
 
De acordo com o tenente coronel Rosalino Gimenez Filho, piloto e coordenador-geral do Policiamento Aéreo da Sejusp, o objetivo do programa é intensificar o policiamento preventivo e ostensivo através de uma ação conjunta do helicóptero com viaturas de patrulhamento, com a finalidade de coibir ações delituosas e diminuir os índices de criminalidade, dando uma resposta às solicitações da população quando o crime ainda estiver acontecendo ou acabou de acontecer.
 
?Isto permitirá um aumento significativo da eficiência do serviço de segurança prestado à sociedade. Nesse tipo de policiamento o helicóptero, além da prevenção, proporciona um amplo campo de visão ao policial permitindo que se consiga observar pessoas, veículos e movimentações suspeitas de forma detalhada em uma área considerável, o que o coloca em vantagem operacional. Além disso, a presença da aeronave nos locais de ocorrências gera nos policiais melhor respaldo para executar as atividades operacionais, pois em comunicação com a aeronave o operador tem informações privilegiadas, já que o helicóptero é considerado uma excelente plataforma de observação, tem um raio de visão de 360º numa distância de aproximada de 10 quilômetros?, detalhou o coordenador Rosalino Gimenez Filho.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Luto: falece em Aquidauana a Sra. Sophia Rondon

2
Aquidauana

Aquidauanense que teve o corpo queimado se recupera e agradece apoio

3
Aquidauana

Sophia Rondon: uma grande benemérita

4
Policial

Expulsa de casa, idosa denuncia filha por vender móveis na internet e tortura

Vídeos

Uno estoura pneu e capota com cinco pessoas a caminho do INSS

Veículo pega fogo no Centro de Aquidauana

Acidente entre carro e moto na esquina do Falcão

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,19m
Miranda
5,45m
Paraguai
4,64m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

O desafio do eleitor: acreditar no novo.

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: REVIRAVOLTAS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

DIA 10 DE JUNHO...DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Ver Mais Colunas
481710690