A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de outubro de 2018
Anuncie Aqui
8502
Tecnologia

Alunos criam página na internet para dar nota a professores

10 SET 2007 - 14h19min
estadão

Quatro alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) criaram um sistema de avaliação de professores pela internet. A inspiração para o projeto partiu da falta de informação na hora de escolher os docentes no início de cada semestre, quando o estudante tem de montar sua grade de disciplinas.


O site descolando.com.br é uma rede de relacionamento online cuja participação é permitida a universitários de todo o País e "proibida" para docentes. Isso porque a entrada no portal é controlada e feita a partir de convite. Os alunos cadastram e avaliam seus professores com base em oito critérios, que vão de "tem como colar?" até "explica bem?".


Há um mês no ar, o projeto tem 300 universitários cadastrados de 16 Estados e o perfil de 100 professores para consulta e avaliação. A maior parte dos usuários ainda é da própria PUC. "Começamos a divulgação com uma campanha na nossa universidade", explica um dos criadores, o aluno do terceiro ano de Informática Marcelo Quental, de 25 anos.


Eles distribuíram camisetas com o endereço do site para os ambulantes que trabalham vendendo alimentos nos portões da universidade. O próximo passo é o marketing pela internet para alcançar mais usuários. "Nosso objetivo é ser uma rede útil para os estudantes, com finalidade escolar mesmo", diz o também responsável pelo projeto e aluno de Informática Saulo Vallory, de 23 anos.


Quental e Vallory se conheceram na faculdade e são agora proprietários da empresa Neocconn, abrigada na incubadora tecnológica da PUC. O site é um produto da empresa em sociedade com os alunos de Administração Daniel de Araújo Pereira, de 26 anos, e de Engenharia de Produção Fábio Gonçalves Cardoso, de 25. "Muitas vezes o aluno quer saber coisas práticas sobre o docente, se ele aplica prova ou dá trabalho para avaliação, por exemplo."


A PUC, que tem um programa de avaliação de docentes na intranet - disponível para a consulta da comunidade acadêmica - , acha boa a iniciativa dos alunos. O coordenador de Planejamento e Avaliação da instituição, Luiz Silva Mello, diz que o site pode ser complementar à avaliação oficial.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Conhecido por 'Playboy da Mansão', homem é morto a tiros em cachaçaria na Capital

2
Policial

Corpo de rapaz é encontrado baleado e decaptado em Corumbá

3
Policial

Policial diz que 'agradece a Deus por estar vivo' após ataque de pitbull

4
Aquidauana

9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana encena “Travessia do Chaco”

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
4,16m
Aquidauana
3,06m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quero...

Robinson L Araujo

A ADOÇÃO QUE NOS TORNA LIVRES

Chico Castro

E AGORA JOSÉ?

Ver Mais Colunas
498110636