A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Tecnologia

Aprenda a tirar boas fotos digitais

24 JUL 2007 - 14h38min
pc magazine

Os antigos apartamentos em Queens, Nova Iorque, tem closets notoriamente profundos. A minha família viveu por lá durante a década de setenta, e meu pai sempre transformou estes closets em um quarto escuro, para revelação de fotos. Eles eram perfeitos - sem janelas, uma porta que não permitia a entrada de luz e as paredes eram próximas o suficiente para que o equipamento de fotografia ficasse facilmente acessível. Havia até mesmo um grande ampliador, que cabia perfeitamente no local.


Não havia ventilação, então o odor do revelador e fixador acumulavam ao ponto de incomodar. A única forma de aliviar o cheiro eram os poucos momentos em que abríamos as portas. E isso não era feito até que o filme estivesse propriamente revelado, com as fotos gravadas no papel enquanto se banhavam na solução reveladora. Eu ainda lembro do cheiro da química... ahhh!


O amor de meu pai pela fotografia acabou por me contaminar. Quando adolescente, eu converti o meu dormitório em um quarto escuro. Eu até mesmo fiz cursos de fotografia na faculdade. Aprendi a compor uma foto e utilizar as opções manuais da câmera a meu favor. Tudo o que aprendi com meu pai e também na escola me serviu bem, até mesmo quando abandonei as películas e comprei uma câmera digital. Ultimamente, percebi que alguns conceitos da fotografia analógica fazem uma enorme diferença na qualidade das fotos digitais. E mesmo não me considerando um expert no assunto, resolvi divulgar algumas dicas.


A melhor notícia é que essas lições não te deixarão com o forte odor de química nas narinas!


As lições:


1. Compre uma boa lente para a câmera


Praticamente toda análise da PC Magazine menciona a distância focal das lentes, em milímetros. Se você não entende muito de fotografia, isso não fará o menor sentido. Por que medir as qualidades da lente de forma tão precisa, se a maior parte das fotos retratarão coisas a metros e quilômetros de distância? Isso acontece pois a capacidade de capturar imagens limpas de uma enorme área é diretamente relacionada à distância focal, que na maior parte das vezes é a medida de seu tamanho. Uma lente maior, mais versátil e outra de maior qualidade pode muitas vezes elevar a qualidade visual instantaneamente. Para mim, o impacto é o mesmo que adicionar muita memória RAM em um computador com CPU lenta. Eles funcionam mais rápido com mais memória, e as câmeras capturam fotos melhores com uma lente maior.


Eu tenho uma espécie de fetiche por lentes, e isso é a primeira coisa que analiso ao pegar uma nova câmera. Lembre-se, não é apenas uma coincidência o fato dos profissionais usarem grandes lentes. A minha segunda câmera digital, uma Epson 850z, tem apenas 2.1 megapixels, mas com uma lente surpreendentemente grande. Pude capturar belas imagens, que ampliei para 21x38cm (algumas delas ainda estão penduradas no meu escritório).


2. Utilize o modo manual


A maioria das câmeras para entusiastas e algumas point-and-shoot (mire e atire) oferecem um modo manual. Já que você não tem mais de se preocupar com gastos de revelação ou filme, é possível tirar quantas fotos você quiser. Isso significa que você pode investir infindáveis horas testando o impacto das opções de exposição, ISO (sensibilidade do filme), velocidade de abertura em ambientes abertos, fechados, com muita ou pouca luz, além das cenas de ação e retratos. Lembre-se que as opções pré-definidas da sua câmera apenas mudam a abertura e tempo de exposição para você. Tome o controle, você se impressionará com os resultados.


3. Componha as suas fotos


Olhe para qualquer pintura em sua casa ou no museu. Preste atenção no principal elemento da imagem, e os objetos a sua volta. Isso tudo faz parte da composição, nada é acidental. Obviamente, algumas imagens se beneficiam de um movimento espontâneo ou o que é gravado na hora. Para as fotos da família (principalmente fotos de crianças), prestar atenção à composição pode literalmente transformar a imagem. Já perdi a conta de quantas vezes vi as pessoas fotografarem as crianças de cima para baixo, por exemplo. Eu sei que adultos são na maioria mais altos que as crianças, mas por que acentuar o topo da cabeça, a testa e o nariz delas? Fiquem de joelhos, no mesmo nível que as crianças. Quando focar a lente no principal elemento da imagem, preste atenção aos elementos ao seu redor. Você prestou atenção se o fundo "cresce" para cima da pessoa fotografada? Se há algo acima ou próximo à cabeça? Se você vê o céu? Há alguma coisa na imagem para agregar contexto?


4. Desligue o LCD


Me pergunto se as pessoas se esquecem de compor imagens quando utilizam o LCD, pois outros elementos aparecem em sua visão periférica. Tente usar o viewfinder (visor) da câmera, com o benefício adicional de melhor autonomia da bateria. Se a sua câmera não tem um viewfinder (algo comum com as câmeras amadoras), tente utilizar a função de "grade" no LCD (procure por essa opção no manual). Isso colocará uma espécie de jogo-da-velha em cima da imagem: posicione o assunto da imagem em uma das intersecções para obter uma melhor composição.


5. Elimine o flash


Eu tenho uma gravura 20x25cm da obra Bedroom in Aries de Vincent Van Gogh. Esta é uma das minhas pinturas favoritas, que pude ver pessoalmente no Musée d'Orsay em Paris. Durante aquela viagem, tirei centenas de fotos, muitas delas dentro do d'Orsay e também do Louvre. É claro, as regras dos museus proibem fotografar com flash, portanto eu tive de trabalhar o enfoque e a mão firme para obter boas fotos. Não tive de ajustar a velocidade de exposição, pois ela automaticamente foi alterada assim que desliguei o flash para capturar a luz necessária. Fico orgulhoso do resultado, pois consegui capturar muitos detalhes e com isso aprendi...


6. ... como ficar parado


Em um dia claro, ensolarado, basta apertar o botão para capturar boas imagens. Porém, o clima nem sempre coopera (e muitas vezes você está em um lugar fechado). Isso significa que a sua câmera aumentará a abertura, e diminuirá a velocidade de captura. Portanto se você se mover, a sua foto ficará borrada. Você precisa ficar parado. Como? Pratique segurar a câmera em frente ao seu rosto com os tríceps e ombros pressionados contra o seu tronco. Aperte o botão de captura de forma lenta, mas confiante. Não remova o seu dedo até o obturador terminar de fechar. Isso assegura uma boa foto, e também permite à câmera focar com precisão no assunto fotografado - talvez até mesmo preencher a luz ou remover o efeito de olhos vermelhos. Uma outra opção aqui é utilizar um tripé, e a opção de temporizador da câmera (o que significa que você poderá entrar na foto, também).


7. Aprenda a se mover


Você não precisa ajustar a velocidade do obturador para 1/1000 de segundo para capturar cenas de ação. Tente fazer um "pan" na hora de fotografar: peça para alguém ficar à esquerda no enquadramento da foto, pressione lentamente o botão de captura e mantenha o assunto em foco. Peça para a pessoa correr, e acompanhe o movimento rotacionando o corpo enquanto segura o botão. A imagem obtida será nítida e em foco, sem perder a sensação de movimento - o cenário ficará borrado. Se a sua câmera tiver um modo manual, experimente outras velocidades e abertura.


8. Auxilie o seu flash


Os flashes das câmeras amadoras e mesmo outras semi-profissionais falham em iluminar um quarto. Se você ficar muito próximo ao assunto fotografado, o flash ofuscará todos os detalhes. Fique muito longe, e a foto sairá escura. Existem diversas formas de iluminar o assunto e o local de maneira correta. Uma opção é aumentar a sensibilidade do sensor com a opção ISO. Isso ostensivamente muda a velocidade de captura do seu sensor digital. É como mudar a ISO de uma película de 100 para 400. Você capturará a luz mais facilmente com ISO 400, porém a imagem ficará granulada. Aumentar a velocidade do filme em fotos digitais faz com que os pixels fiquem mais aparentes. Uma outra opção é o modo "noturno" da câmera (tipicamente com um ícone de uma pessoa e uma estrela). Essa opção utiliza o flash, mas mantém o tempo de abertura por uma fração de segundo adicional.


Dica adicional #1: Procure pela "hora mágica"
Algumas de minhas melhores fotos foram batidas durante o pôr-do-sol. Não, eu não estava tirando foto do próprio sol se pondo. Eu aproveitei o brilho alaranjado que precede a noite em minhas fotos. Todos ficam bem com essa iluminação.


Dica adicional #2: Chegue mais perto
Posicione a câmera em uma distância máxima à altura da pessoa fotografada, e você obterá uma foto melhor, mais intensa.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo de ex-presidente da OAB de Aquidauana é encontrado carbonizado na BR-419

2
Anastácio

Suspeito da morte de ex-presidente da OAB é preso no Bairro Alto

3
Aquidauana

‘Muito alegre’: amigos lembram com carinho de Severino Alves de Moura

4
Aquidauana

Jornal divulga matéria e incomoda empresário, que solicita nota de esclarecimento

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110446